O Google disponibilizou sua nova ferramenta para blogs e sites, google.com/friendconnect que ajuda a conectar pessoas com um mesmo interesse para poder trocar e compartilhar informações e experiências em tempo real.

Para juntar a nossa comunidade basta clicar no botão “Conectar!” abaixo. Caso esteja lendo este artigo via email ou RSS, acesse o texto original em nossa página para completar o processo.

Colocar o Google Connect no seu site ou blog é muito fácil, se fica no Blogger.com já é automático, mas se tem um domínio próprio basta ir no endereço google.com/friendconnect para fazer um cadastro básico, em seguida o Google pede para colocar dois arquivos no seu servidor, o (canvas.html) e outro para segurança (rpc_relay.html).

A partir daí você pode criar gadgets dos participantes ou sociais.

Para finalizar, fornece um código para ser inserido dentro da sua página onde você quer que apareça o seu gadget. Os gadgets são totalmente configurável para que as cores fiquem adequadas ao design que você escolheu para seu site.

Ainda estou testando para ver quais são os melhores gadgets. Acima está o chamado “member gadget” que mostra os participantes.