<a href="https://video.msn.com/?mkt=en-US&#038;playlist=videoByUuids:uuids:0bb6a07c-c829-4562-8375-49e6693810c7&#038;showPlaylist=true&#038;from=msnvideo" target="_new" title="Laptop Hunters $1000 – Lauren Gets an HP Pavilion" rel="noopener external noreferrer" data-wpel-link="external">Video: Laptop Hunters $1000 – Lauren Gets an HP Pavilion</a>

Em tempos de crise a Microsoft muda sua abordagem de propaganda contra a Apple. Ao invés de apontar termos técnicos para sugerir superioridade, o alvo central é o preço. Nos Estados Unidos um Notebook com o Windows pode ser comprado por muito menos de 1000 dólares e neste vídeo em inglês, a atriz vai as compras para mostrar o leque de modelos disponíveis de 17 polegadas. Após sair da Apple Store (loja de Macs) e ver que o Macbook de 13 polegadas custa $999, vai a uma loja de Pcs e encontra modelos de 17″ por menos de 1000 dólares.

Para mim parece ser a única abordagem correta para o consumidor final que deseja mais por menos, já que um notebook da Apple começa pelo preço 999 dólares. Discutir termos técnicos com leigos pode ser complicado pois cada um usa o computador de um jeito diferente. Eu ainda aposto sempre no Mac e se tenho que usar o Windows como para ferrametas de desenvolvimento como .Net, Visual Studio e aplicações de banco de dados, apelo para a máquina virtual do VMware. Ainda existe o VirtualBox que é uma máquina virtual grátis.

Voltando ao anúncio da Microsoft, com certeza o Windows pode funcionar em qualquer máquina do mercado e por isso existe muito mais variedade de marcas e modelos. Uma abordagem diferente da Apple, que deseja que o OS X somente opere em seu hardware. Para uns um jeito de vender computadores, para outros (como eu) um jeito de certificar qualidade em seus produtos. De qualquer forma a Apple vem ganhando terreno, mesmo que devagar, e a Microsoft tem então que apelar para anúncios mais populares como este. É claro, que se for pelo preço, o Windows ganha. Se for para escolher o sistema mais seguro, atualmente o Mac com certeza ganha, até porque existe muito menos gente por aí desenvolvendo vírus para Mac e a probabilidade de você ser atacado por Malware usando o OS X é mínima. O resto gera bastante discussão.