twitter icon

Para que serve o Twitter? Esta é uma pergunta que eu já fiz e ainda escuto bastante…

Muita gente ainda não entende, diz ser inútil. Eu compreendo pois já pensei o mesmo e ainda tenho uma certa dificuldade de dizer tudo que possa se fazer com esta nova febre da internet. A dica principal é – Crie seu Twitter para garantir que seu nome não seja pego por outra pessoa. Talvez depois você venha a usa-lo, nunca se sabe, mas não da mais pra ignorar o Twitter e a melhor maneira de aprender é conhecer um pouco mais sobre a ferramenta.

Se eu fosse descrever o Twitter numa só frase, poderia dizer que é como se fosse um registro público de todas as conversas que são enviadas em um determinado momento na internet. É uma fotografia do que está sendo comentado e pensado pelas pessoas que escrevem em seus Twitters. As mensagens são enviadas com ou sem um destinatário, pode ser alguém dizendo boa noite, ou pedindo ajuda para alguma coisa. O importante é o momento. Por isso ser tão popular em celulares que tem máquinas digitais, o que permite registrar instantaneamente e publicar um acontecimento na internet.

O Twitter Funciona Assim:

tweetdeck

Você segue pessoas (Follow), e vê as atualizações delas.

Pessoas seguem você e podem ver suas atualizações.

Isso gera uma cascata de mensagens que se propagam rapidamente noticiando fatos do momento e gerando tendências e rumores.

Vejam na imagem acima, o excelente programa TweetDeck mostrando mensagens enviadas e recebidas.

Pesquisas no Twitter

O interessante depois é poder pesquisar e visualizar resultados desta onda de informação, e existem muitos serviços especializados em organizar as informações geradas pelo Twitter de forma a criar um modelo prático e visível para o usuário comum.

O Twitter tem uma página de pesquisa por palavras-chaves, mas já existem sites especializados em agregar informações do twitter de forma mais organizada, que como por exemplo as músicas mais comentadas do momento.

Exemplos práticos do uso do Twitter:

Está com um problema no computador, pesquise no Twitter e encontre pessoas com o mesmo problema, daí troque mensagens com a pessoa em tempo real. Imagine que pode ser um problema em qualquer coisa, desde seu carro até um remédio. Pesquise por um tema, encontre pessoas para discutir.

Aumentando Seguidores no Twitter:

No começo o Twitter pode parecer com escrever coisas para ninguém. Talvez você não tenha nada a dizer mesmo, mas as situações de relevância podem ser criadas:

  1. Vai dormir? Diga o livro que esta lendo…
  2. Vai tomar banho? Diga a música que cantou ou estava escutando.
  3. Vai a um bar? Diga onde foi e se estava bom.
  4. Publique fotos no seu Twitter.
  5. Coloque seu endereço do Twitter na assinatura do seu email
  6. Seja criativo! Assim você poderá trocar experiências com outras pessoas!

Uma forma de propagar seu nome no Twitter é encaminhando mensagens recebidas, o chamado Retweet, que é o ato de pegar uma mensagem recebida por você e encaminha-la para que todas as pessoas que seguem você vejam.

O Twitter e as Hash Tags (marcadores)

O Twitter limita as mensagens em 140 caracteres, e o que é um limite pode ser na verdade um incentivo a velocidade e a organização na composição de um texto. Você já conhece os marcadores (tags) muito utilizadas do Gmail, Flickr e outros serviços na internet.

Na falta de marcadores próprios, no Twitter criou-se o termo hash-tags para organizar a segmentação das mensagens e depois facilitar na pesquisa. Por exemplo, alguém comentando uma notícia sobre o seriado lost, quer escrever algo no Twitter. Para criar um “marcador” coloca o simbolo do jogo da velha (hash tag) na frente da palavra lost. Então escrevendo #lost dentro das mensagens, o tópico é agrupado, e isso ajudará serviços de pesquisa a organizar melhor os tópicos mais comentados. É como se um índice fosse criado para ajudar a contabilizar um tema específico.

Imagine que você está assistindo um programa de TV, CQC que passa toda segunda-feira na Band, e quer ver no mesmo momento a repercussão de um quadro. Pesquise no Twitter por #CQC para ver o que as pessoas estão comentando. Acho que a melhor maneira de entender é fazer isso.

Vejam o site hashtags.org para ver os tópicos mais comentados do momento.

Como Entender o Twitter e Começar a Usar?

São milhões de mensagens circulando na internet, de gente dizendo boa noite até informando sobre um terremoto num canto qualquer do mundo. Muita coisa inútil, coisas bem interessantes também.

Baixe o TweetDeck, é grátis e vai ajudar nos seus primeiros passos.

Não dá pra não deixar de acompanhar, então para melhorar a sua experiência com o Twitter, nada melhor e obrigatório do que saber os serviços ja criados que oferecem uma visão organizada de todo esse monte de informação, separando por localidade, temas, hash tags e popularidade. Desta forma acredito ser mais fácil decidir o que é relevante para você e então participar e aproveitar (da melhor forma possível) desta mania que tomou conta da internet.

Aguardem meu artigo com os programas e sites mais interessantes sobre o Twitter que eu separei e organizei.

De passagem, sigam meus comentários no Twitter. 🙂