O Gerenciador de Tarefas (Task Manager) do Windows é um programa que permite visualizar todos os processos ativos no momento do seu computador. Você ainda pode ver o consumo de memória RAM, processador (CPU) e rede, de cada programa o que facilita na hora de encontrar qual deles está ocupando demais, ou até travando seu computador.

Embora o Gerenciador de Tarefas do Windows seja bastante útil, as vezes é complicado descobrir qual processo corresponde a um determinado programa. Ele também não diz a dependência entre os processos e suas ligações com as bibliotecas (DLL) utilizadas. Já passei pelo sufoco de ter um arquivo DLL que não podia ser deletado por estar em uso, como saber qual programa estava utilizando para poder para-lo?

O programa Process Hacker dá um incremento no Gerenciador de Tarefas do seu Windows.

process hacker windows

Ele mostra uma janela contendo os processos ativos, suas dependências completas de hierarquia e também com as bibliotecas e programas.

Esta excelente ferramenta permite que você inicie, pare, pause e até os delete. Inclusive processos escondidos por rootkits ou programas de segurança e anti-vírus como o IceSword, Avast!, AVG, ou também que podem ser introduzidos via Malware ou Spyware.

Para usar o Process Hacker você precisa ter instalado o .NET Framework 2.0 e no mínimo o Windows XP SP2 32-bits ou 64-bits.

Baixe o Process Hacker