Recentemente diversas empresas de tecnologia sendo uma delas o Google sofreram um poderoso e sofisticado ataque virtual que partiu da China.

gmail logo

Uma análise preliminar que o Google fez indica que o ataque partiu da China e procurou roubar conteúdo de contas do Gmail de ativistas de direitos humanos. Felizmente eles não obtiveram sucesso mas o ataque fez a empresa rever seu plano de negócio naquele país.

O dóminio Google.cn representa a ferramenta de pesquisa do Google na China e até agora procurava trabalhar junto com as autoridades repressoras chinesas para filtrar conteúdo “reacionário”. Agora a empresa acordou para se conscientizar que juntar-se ao inimigo do direito de informação não era um bom negócio, e tudo indica que fecharão seus escritórios na China.

A primeira medida prática tomada pela empresa é tornar o Gmail ainda mais seguro usando como padrão uma conexão criptografada. Se antes o acesso a sua conta de Gmail poderia ser feito pelo endereço não criptografado https://gmail.com agora no modo padrão ele será redirecionado para https://gmail.com. Usar conexão criptografada pode ser mais seguro porém é mais lento. Caso você confie na sua rede pode desligar e usar sem a criptografia, basta ir no topo da página do Gmail em Configurações.

gmail https

Acredito que quem tem conexão de banda larga deve deixar a conexão criptografada. É o modo mais seguro de acessar suas informações do Gmail.