Adeus Adobe Flash, Você Morreu, RIP 2010

By | abril 30, 2010

Nem todo mundo sabe a guerra entre a Apple e a Adobe por causa do Flash. A questão é que a Apple não deixa nem vai deixar nunca o Flash funcionar no iPhone. Pois é, você que gosta de Farmville talvez nunca jogue no celular, pelo menos numa aplicação desenvolvida na linguagem Flash.

Eu odeio Flash, sempre odiei. Acho os sites feitos em Flash cafonas, lentos, as vezes bonitos, mas inadequados a realidade e velocidade da internet. Além disso nem o Google não consegue rastrear direito o texto dentro de Flash.

Por que o Flash é ruim? É uma plataforma fechada, proprietária da Adobe, lenta e ofensiva para a internet, pior ainda para os celulares.

A briga da Apple com a Adobe começou já quando a Adobe demorou para adaptar seus programas ao OS X, pior ainda, o Flash player para Mac funciona pessimamente e é um dos fatores que mais causam crash do sistema, segundo estatísticas da própria Apple.

A Adobe fez pouco caso da Apple por algum tempo, e como todos sabemos,o mundo dá voltas. Agora com o iPhone dominando o mercado e estabelecendo um novo padrão em termos de desenvolvimento e requisitos, a Apple diz com razão que o Flash é ruim para funcionar em aparelhos móveis e por isso impede sua compatibilidade.

flash-iphone-dead

Em sua carta aberta, Steve Jobs esclarece o ponto de vista da Apple, justificando com ótimos argumentos o motivo de impedir flash no iPhone. Vamos aos pontos levantados:

1. Flash é 100% proprietário e fechado. Você precisa comprar da Adobe para poder desenvolver.

2. Open Standards. A internet está adotando um novo padrão aberto para streaming de vídeo com o html5 e H.264. Em breve você não vai mais precisar do flash para abrir vídeos, nem no Youtube.

3. Performance em celulares. O iPhone tem mais de 50.000 jogos desenvolvidos para ele. Aplicativos em Flash precisam de o dobro de bateria de um celular, reduzindo em 50% o tempo de utilização sem recarga.

4. Segurança. A Symantec alertou que o Flash é uma das plataformas com mais vulnerabilidades.

5. Performance no Mac OS X. Quem tem um Mac sabe, só você usar o Flash para ver um vídeo que a máquina vai a 100% de CPU. Um lixo de performance que a Apple já alertou a Adobe que insiste em ignorar.

6. Touchscreen. Se o iPhone não abre sites desenvolvidos em Flash é porque este não é compatível com a tecnologia de toques. Se você pudesse rodar Flash no iPhone não conseguiria mesmo assim abrir estes sites.

7. Controle de mercado e o monopólio da tecnologia em celulares. A Apple não quer que o desenvolvimento de aplicativos para o iPhone tenha um intermediário determinando compatibilidade de versões e tempo de desenvolvimento. O Flash é uma tecnologia feita para trabalhar em qualquer plataforma, e este é um dos motivos que o impedem de funcionar bem em celulares. Se o Flash tornasse padrão em celulares, a cada nova versão de um aplicativo para iPhone, a Adobe teria o controle do avanço da tecnologia.

A conclusão de Steve Jobs é que o Flash foi criado para a era dos PCs com mouse, agora é uma nova era de aplicativos que usam menos energia (bateria no caso dos celulares). O Flash não se enquadra mais nestes novos tempos. Os 200.000 aplicativos da loja do iTunes provam que o Flash morreu e esqueceram de avisar a Adobe. Touché.

Leiam a carta de Steve Jobs na íntegra (inglês)

4 thoughts on “Adeus Adobe Flash, Você Morreu, RIP 2010

  1. heber

    ok… bom, o flash traz vida, movimento, design avançado, multimidia apresenta produtos para clientes de forma excelente… claro que nao acredito que todo site deva ser feito em flash mas alguns temas sim
    o flash faz o maximo. em multimidia..(nao sendo orgulhoso) basta apenas ver um design em flash que detona qualquer html bom … minha pergunta e so uma… a Adobe não vai aperfeiçoar o flash? e…. será que morreu mesmo? pq ele ja tinha morrido outras vezes.. com a chegada do ajax por exemplo.. heheehhe.. tenta desenhar algo e dar vida na web usando outra coisa..pra ver o sofrimento que é e na verdade muitas vezes não vai nem conseguir… nao acho que tudo deva ser flash… mas tem projetos que são melhores representados em flash… mas o flash tem seu espaço e acho que vai continuar tendo.

    Reply
  2. Shen

    Acredito que boa parte dos desenvolvedores que compartilham da opinião que o flash morreu, tem serias dificuldades em desenvolver aplicativos ricos para a internet baseados na plataforma oferecida pela adobe.
    Na minha opinião o flash não morreu e nunca morrerá, pois na era da internet interativa ele sem dúvida nenhuma é a estrela, possibilitando a criação de aplicativos cada vez mais complexos e interativos, como desenvolvedor em actionscript 3.0, posso dizer que se um aplicativo flash resulta em lentidão ou em grande consumo de recursos apenas quando é mau executado.Desenvolver baseado nessa plataforma requer muito mais conhecimento do que a maioria dos desenvolvedores iniciantes possuem, e isso acaba resultando em aplicativos cheios de erros e mau dimensionados independente do tipo de conexão dos visitantes. Esse post me parece coisa de alguém desambientado e sem o menor embasamento no que diz..

    pra quem ainda acha que aplicativos feitos em flash não são adequados a nossa realidade sugiro uma pequena olhada em:

    http://www.thefwa.com

    Reply
  3. Portillo Design

    Você se esqueceu que a Apple só não faliu no final da década de 80 por causa da Adobe e do Post Script. Quando deram início ao real WYSIWYG.

    Estude um pouquinho mais de história.

    Além disso, o problema para adequar a suite CS4 para o MacOS é que o Mac trabalha com bibliotecas mistas e que, por isso, ficou complicado a inserção de recursos x64, mais tarde corrigido com o CS5.

    Mas acontece que a Apple está em desenvolvimento de uma linguagem própria, com funções semelhantes ao Flash.

    Em parte, concordo com você quanto a questão de alguns sites em flash, mas componentes e RIAs são muito mais pró-ativos e úteis quando usam um front-end complataforma Flash, como o Flex ou próprio Flash Professional.

    Reply
  4. Portillo Design

    Ah, e… só para salientar o Flex SEMPRE foi gratuito e você pode o usar no eclipse e desenvolver sem medo de ser feliz. A IDE, Flash Builder, SEMPRE foi gratuito e ainda é, para profissionais autônomos e estudantes.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *