Começando o mês de outubro com uma dica para o Microsoft Office, o Excel.

O Excel é a planilha de cálculo do pacote Microsoft Office, considerada a melhor que existe no mercado por muita gente especialista no assunto. Eu particularmente não utilizo, e quando preciso de usar uma planilha opto pelo Google Docs, sempre grátis e funcional. Porém existem situações no escritório, no dia-a-dia do trabalho em que você não pode acessar a internet e o jeito é se virar com o Excel mesmo.

Hoje um colega de trabalho me perguntou como eu poderia identificar e depois remover registros duplicados no Excel. Claro que se fosse uma lista pequena, você até poderia olhar pra ela e colocar um X na coluna que representasse o duplicado para depois filtrar e remover, mas estamos falando aqui de uma lista de mais de dez mil registros.

Como Identificar e Remover Registros Duplicados no Excel

Microsoft Excel remove duplicate

Vamos usar a função COUNTIF.

Imagine que temos uma lista de nomes com celulares e queremos saber quem tem dois celulares.

Na coluna C colocamos a fórmula =COUNTIF(A2:A6,A2)>1

vamos contar da célula A2 até A6, somente diferenciando pela A2, quem tiver maior que 1 retorna True (verdadeiro).

Copie até o fim da lista (ou arraste a célula C2 para baixo) para processar todos os registros.

Microsoft Excel countif duplicate records

Depois que fizer isso a coluna C terá somente True ou False (verdadeiro ou falso), e você pode usar o filtro para mostrar somente quem tem o valor Verdadeiro, que representa as pessoas que na nossa listagem têm dois números de celulares.

Este mesmo raciocínio com a função COUNTIF pode ser utilizado para outros valores e registros, basta expandir a seleção de registros.