O Windows 7 se parece bastante visualmente com o seu primo pobre Windows Vista, mas com alguns hacks você consegue transformar a aparência dele no que quiser usando temas customizados que você baixa na internet. Não são os temas oficiais da Microsoft mas sim os que modificam realmente a interface gráfica do Windows 7.

Para poder instalar estes temas customizados você precisa modificar algumas bibliotecas DLL do seu Windows.

Na pasta “%windir%\System32” você precisaria alterar três arquivos: uxtheme.dll, themeui.dll e themeservice.dll mas realizar este processo manualmente é arriscado, por isso temos o programa Universal Theme Patcher que você pode baixar grátis e faz estas alterações para você.

tema windows xp Luna port to Windows 7.jpg

Os passos a seguir mostram como “tunar” de forma segura seu Windows 7 com o Universal Theme Patcher deixando ele mais bonito do que nunca.

Patch Para Instalar os Temas Customizados no seu Windows 7

Baixar Universal Theme Patcher (site Oficial)

Este programa é compatível com Windows XP SP2/SP3, Server 2003, Vista SP1/SP2, Server 2008 e Windows 7. pode ser usado nas versões 32-bit e 64-bit.

Passo 1: Inicie o Universal Theme Patcher e selecione seu idioma.

Passo 2: Clique no botão OK e o programa vai identificar o sistema operacional e pedir sua confirmação.

Passo 3: Você verá a janela abaixo onde deve clicar no botão “Patch” nas três opções para alterar as três dlls do sistema.

unversal theme patcher

Não se preocupe em alterar estas bibliotecas pois existe o botão “Restore” que permite voltar ao modo original do sistema.

Passo 4: Reinicie o seu computador. Seu Windows agora está preparado para utilizar temas customizados.

Instalando Temas Customizados no Windows 7

Para instalar estes temas que você baixa da internet, como este tema do Windows XP, basta copiar o arquivo com extensão .theme na pasta “%windir%\Resources\Themes”.

%windir% é a pasta de instalação do Windows

Depois que você copiar o arquivo .theme nesta pasta, basta clicar duas vezes para instalar