Amazon S3 é um serviço de armazenamento de arquivos na internet criado especialmente para desenvolvedores e administradores de páginas e serviços Web. Você pode por exemplo armazenar de forma segura todos os arquivos fixos do seu site como imagens, logotipos, estilos CSS, pois o tempo de acesso é rápido e assim agiliza o processo de carga da página.

Veja o tutorial de como hospedar imagens do WordPress no Amazon S3

A Amazon cobra por Mb transferido mas o preço é muito barato e compensa, hoje o custo inicial é de $0.140 por GB, e eu por exemplo uso este serviço com os arquivos aqui do site. O cadastro é grátis pode ser feito no endereço aws.amazon.com/s3

Alguns Programas Grátis Para Usar Amazon S3

Para carregar e gerenciar seus arquivos na conta do Amazon S3 você precisa de um programa no seu computador e existem boas opções grátis que fazem isso. Aqui estão 3 que encontrei na internet e permitem usufruir até dos aspectos mais avançados do Amazon S3 como alterar o header dos arquivos, etc…

1. S3HUB Mac OS X

s3hub mac os x

O S3HUB é um programa completo de gerenciamento do Amazon S3 para quem tem um Mac. É atualmente o que eu uso.

Baixar S3HUB (Mac OS X)

2. S3Fox Firefox Plugin

s3fox amazon s3 firefox plugin

O S3Fox é uma extensão para o Firefox que permite acessar seu espaço na Amazon S3, transferir arquivos, criar buckets e realizar as funções mais básicas e essenciais. O S3Fox quebra um galho mas não é a melhor opção para usuários avançados.

S3Fox Firefox Plugin (Mac OS X e Windows)

3. Cloudberry S3 Explorer (Windows)

cloudberry s3 explorer free

Para usuários do Windows que precisam de um programa avançado para usar o Amazon S3, o único grátis e completo que encontrei foi o Cloudberry S3.

Cloudberry S3 Explorer Gratis (Windows)