A internet tem milhares de páginas interessantes para leitura, desde o New York Times até os pequenos blogs de tecnologia como este aqui, hoje em dia você pode se divertir, estudar, aprender coisas novas e inúteis com seu imenso conteúdo disponível. As pessoas passam cada vez mais tempo na internet ao invés de ficarem assistindo TV ou lendo livros, seja isto bom ou ruim, é um fato que temos que aprender a conviver. O que impulsiona o aumento deste conteúdo na internet é a capacidade de geração de receitas com publicidade, seja através de propagandas customizadas ou do programa Google Adsense, basta criar seu blog e instalar os blocos de anúncios para ganhar dinheiro, por isso não é raro encontrarmos páginas completamente polúidas de anúncios que atrapalham a leitura dos artigos.

Pensando no problema da leitura de artigos em sites com publicidade, algumas empresas estão investindo em aplicativos que fazem uma leitura do conteúdo e depois o disponibilizam de uma forma organizada e limpa. É o caso de aplicativos como o Instapaper e Readability. Eu possuo os dois porém a minha experiência tem sido mais agradável com o Readability, que ainda tem a vantagem de ser grátis, tanto que mencionei ele nos 30 melhores aplicativos para iPad.

O Readability tem seu site na internet onde você faz o cadastro para poder ter disponibilizado os artigos que quiser ler.

Logo que você entra vê que o design é simplificado para a leitura fluir com foco na disposição do texto e também da tipografia.

Como funciona o Readability?

O fluxo do Readability e assim como da maioria dos programas similiares é assim:

Primeiramente você deve ter seu cadastro no Readability. É grátis e fácil, clique aqui para fazer.

Você navega pela internet normalmente e quando encontra um artigo para leitura, o envia para o Readability.

Quando eu digo “enviar para o Readability”, quero dizer que existem ferramentas construídas para ajudar a fazer isso.

Você deve instalar plugins no seu navegador, Internet Explorer, Chrome ou Firefox. Clique aqui para instalar agora.

Se você instalou o plugin do Readability, no seu navegador agora tem um botão com o logo de um sofá vermelho na barra de ferramentas.

Quando você encontrar alguma página interessante, clique no botão do sofá. Você terá três opções:

1. Read Now
2. Read Later
3. Send to Kindle

O Read Now converte imediatamente o artigo para o formato limpo do Readability. Veja no exemplo abaixo a página normal e depois de convertida ao formato otimizado.

Agora depois da conversão:

Vejam a diferença do texto e também da ausência de qualquer objeto que causa distração.

O Read Later, envia o artigo para o site Readability.com e o disponibiliza nos aplicativos para iOS (iPhone e iPad) e Android para que você possa ler depois quando quiser. Estes aplicativos na versão celular são grátis.

A imagem acima mostra a tela do Readability no iPhone.

Uma outra opção para quem usa o Google Reader é instalar os botões do Readability para “ler depois” e “ler agora”.

Nas configurações do Google Reader vá em “Enviar Para” e clique em “criar link personalizado”.

Entre exatamente com as opções abaixo:

Readability ou Instapaper

Qual seria melhor, o Readability ou Instapaper? O Instapaper para iPhone e iPad é um aplicativo pago e tem mais recursos, inclusive sociais de poder ver o que seus amigos estão lendo de bom, mas se você não precisa disso e quer apenas poder ler de forma limpa seus artigos da internet, o Readability é grátis e excelente. Eu escolhi o Readability.

Ainda se discute o fato de que usando aplicativos como o Readability ou Instapaper seria uma violação de copyright, isto porque este método impediria a geração de receitas das pessoas que disponibilizam o conteúdo original, porém enquanto eles discutem, os usuários se aproveitam para poder ler melhor o imenso conteúdo da internet.