Muita gente acredita que o que determina a qualidade de uma câmera digital é o número de megapixels (ou o número de pixels) que ela consegue produzir uma foto. O que determina realmente a qualidade de uma foto é o tamanho sensor que a registrou, portanto na hora de comprar a sua máquina digital, tente saber esta informação. Qual o tamanho do sensor que ela vem equipada.

Tamanho do Sensor faz Diferença

Por que o tamanho do sensor é tão importante? Tamanho realmente é documento? Em termos de fotografia sim. Quanto maior o sensor, mais luz ele capta e com isso maior o “alcance dinâmico” (dynamic range), ou seja, a taxa entre o número máximo e o mínimo de luminância registrada é maior.

Para ter uma referência, o “melhor” sensor refere-se ao filme de 35mm, por isso é chamado de “full frame” ou quadro total. Todos outros sensores menores que este tem menos qualidade, ou registram uma imagem com menos informação.

Veja uma imagem comparando o tamanho dos sensores em relação ao de 35mm.

Sensor_sizes_overlaid_inside.svg

Uma Canon 5D mk3 tem um sensor full frame equivalente a 35mm. Depois na sequência temos o sensor APS-H não muito utilizado, seguido do APS-C da Nikon e depois da Canon. Quem tem uma camera Canon DSLR que não é full frame, com certeza tem um sensor APS-C.

Em seguida depois do APS-C temos diversos outros sensores como de cameras compactas mais populares no mercado.

Os sensores APS-C tem uma diferença fundamental do filme de 35mm pois como seu tamanho é menor, a mesma fotografia é cortada, ou cropada, e chamamos isso de “fator de corte” ou “crop factor”. O fator de corte é na verdade um fator de multiplicação da distância focal em relação ao que seria no filme de 35mm.

Para ilustrar isso, um exemplo prático: Quando você, que tem uma câmera com sensor APS-C, poderia ser uma Canon 50D ou 7D, vai comprar uma lente de 50mm fixa, na verdade esta lente seria 50mm apenas para o filme de 35mm ou cameras full frame, e por o sensor APS-C ser menor que o de 35mm existe um fator de multiplicação de 1,6x. Ou seja, você vê a imagem como se fosse um zoom de 50mm x 1,6 = 80mm. Por isso algumas lentes mais baratas não funcionam em câmeras full frame pois se você colocar a lente nesta câmera, verá um círculo preto ao redor da imagem.

lente comum numa máquina full frame
lente comum numa máquina full frame

Resumindo, você pode escolher a próxima câmera que vai comprar com base no tamanho do sensor oferecido no modelo. Duas câmeras com o mesmo número de megapixels podem ter uma diferença de qualidade enorme se os seus sensores forem diferentes. Até uma camera com menos megapixels do que outro modelo pode ainda ser superior se o tamanho do seu sensor for maior.

Aquele seu amigo chato que fala que a comprou uma camera compacta com 20 megapixels por $199 não sabe o que fala. Hoje em dia qualquer camera chinesa tem milhares de megapixels sem ter qualquer qualidade.

Ainda lembro que se for para uso doméstico, existe uma game enorme de cameras com sensores que atendem bem (e ainda temos diversos tamanhos de sensores por ai que você deve verificar antes de comprar), mas para qualquer uso profissional como publicar fotos numa revista, ampliações e impressões, somente um sensor Full Frame alcança a qualidade necessária ditada pelo mercado.

Veja mais informação sobre o sensor APS-C na Wikipedia