Se você tem computador ou notebook com Windows, um software de ant-virus é obrigatório, isso porque o sistema é facilmente vulnerável a vírus e malware (peças de software que instalam coisas desagradáveis como propaganda, entre coisas piores, sem você saber).

Ao encontrar este artigo na internet, espero que você esteja na situação de estar se protegendo e não de ter que remover um vírus já instalado no seu computador.

Este artigo apenas mostrará algumas opções de anti-vírus grátis que podem ser instalados no seu Windows 10.

DICA: Para poder comparar os anti-virus você pode utilizar o site www.av-test.org que faz análises detalhadas da capacidade de cada um, junto com seu poder de proteção.

Avast! Free Antivirus 2017

O Avast é uma excelente opção, claro que a versão grátis tem menos recursos que as versões pagas, mesmo assim, você pode contar com ele para sua proteção. Tem versões para Windows 10 e também para usuários do Mac OS X.

Comodo Free Antivirus

O Comodo na sua versão grátis traz ferramentas poderosas de proteção juntando antivírus e firewall. Um recurso interessante é a lista de serviços seguros em Cloud, além de um sandbox para programas novos que o roda num ambiente protegido antes de passar para funcionamento normal.

SOPHOS Home

O SOPHOS Home funciona no Windows 7,8, 10 e até no Mac OS X. Sua grande vantagem é que serve para famílias que podem gerenciar até 10 computadores, permitindo bloquear acesso a sites através de uma única interface para todos computadores na rede, um controle de acesso parental. Além disso, funciona como antivirus e anti-malware.

360 Total Security Essential

O 360 Total Security é uma proteção que reúne anti-vírus, anti-malware e anti-ransomware. Ele ainda é compatível com outros anti-vírus como o Avira e o Bitdefender, caso você queira usar a ferramenta de procura de outra marca. A proteção do sistema inclui a discos USB, rede, e também do registro do Windows. O 360 faz a proteção inclusive de compra online, arquivos que você baixa da rede. Realmente impressionante por ser grátis.

Bitdefender Antivirus Free Edition

O Bitdefender Antivirus Free Edition tem uma usabilidade minimalista que precisa de pouca interação do usuário. Não precisa configurar nada e ele já faz toda proteção básica que você precisa. Além das ferramentas antivírus e anti-malware, é preciso falar da proteção anti-rootkit e anti-phishing, muito importante nos dias de hoje.

Malwarebytes Anti-Malware Free

Uma das proteções mais completas, utilizado por agências de tecnologia, o Malware oferece uma versão grátis com alguns recursos que expiram após 14 dias. Vale para avaliar e se for o caso comprar posteriormente.

Uma das suas vantagens é utilizar a tecnologia chamada “Chamaleon” que permite que você o instale em sistemas já invadidos e infectados.

Conclusão sobre Antivírus Grátis Para Windows 10

Vimos aqui excelentes opções grátis para proteção do seu computador com Windows 10. O importante é você estar protegido antes que qualquer coisa aconteça, similar a fazer backup dos seus dados. Se você não sabe instalar, peça a um amigo, veja na internet, pesquise e se informe.