Quem tem Mac conta com vários excelentes aplicativos da Apple que já vem instalados no MacOS, por exemplo o Pré-Visualizador, abre vários tipos de arquivos, PDFs, Fotos, textos, etc.

Algo que sempre senti falta no meu Mac foi um bom e simples editor de textos como o Notepad++ para Windows. Para quem conhece sabe o que estou falando, um editor de textos pequeno mas poderoso, que serve principalmente para ajudar em programação e em trabalhos com arquivos de texto.

Na minha busca por programas deste tipo, encontrei um bom acervo de opções, a maioria grátis, o melhor de tudo.

1. Atom

O Atom é um poderoso editor de textos, com uma interface limpa, aceita temas de aparência (gosto do estilo mais escuro), e você ainda pode instalar plugins para expandir as funcionalidades, como por exemplo integração com Eclipse entre outras.

Desta lista, atualmente é a minha opção pela simplicidade de abrir um ou mais arquivos texto e poder trabalhar no conteúdo sem maiores perturbações.

Baixar Atom Mac OS

2. Textmate

o Textmante é outra opção interessante e grátis. Tem uma interface simples e limpa que permite visualizar o texto com markups de linguagens de programação.

Baixar Textmate

3. VS Code for Mac

Quem diria que a Microsoft faria um editor de textos para Mac? E ainda é grátis. O VS Code é um editor mais voltado para programação com tem aquela carinha do estilo bonito das coisas do Mac.

Baixar VS Code Mac OS

4. Mac VIM

Para quem tem saudade do VIM do Linux, um antigo editor de textos “roots”, talvez o Mac VIM seja uma boa opção.

Baixar MacVIM

5. Komodo

Outro editor de textos interessante voltado para quem programa é o Komodo, também grátis.

Baixar Komodo Mac OS

6. Coda 2 ($99)

Por fim, para aqueles que procuram algo mais avançado e pago, o Coda 2 é um poderoso editor de textos também voltado para quem programa.

Baixar Coda 2

Conclusões

Vimos aqui diversos bons editores de textos para MacOS, a maioria deles grátis. Para encontrar seu preferido nada melhor que testar cada um deles. Eu optei pelo Atom pois apenas quero abrir os arquivos para visualização e ele é excelente nisto.

Para quem programa talvez o VS Code ou o Komodo sejam melhores opções.

Se você usa um destes editores, ou acha que faltou algum programa bom na lista, deixe seu comentário!