Ja visitou um site e gostou do design das fontes de um logo ou figura e quis saber que tipo era mas não sabia como fazer a não ser perguntando pro dono?

As fontes usadas no texto são fáceis de achar o tipo porém de logotipos é mais complicado e exige uma ferramenta externa.

whats the font logo

O site WhatsTheFont?! permite carregar uma imagem do seu computador ou de um endereço na internet para detectar a fonte utilizada. Muito útil para Web designers em geral ou até mesmo se você ver a fonte usada numa publicação qualquer basta escanear a foto (ou bater uma foto com sua câmera digital) e colocar no computador e depois no Whats the Font.

WhatTheFont Character Selection _ MyFonts

O processo de detecção não é direto pois precisa que você diga quais letras ele acertou na etapa automática. Apague as letras que forem detectadas erradamente e clique em “Search”. Agora vai mostrar várias opções de fontes. Isso que eu achei um pouco ruim porque ele indica nomes estranhos de fontes que estão a venda no próprio site. Procurando no Google pelo nome você encontra fontes parecidas grátis.

Descobrindo as Fontes dos Textos de Um Site

Para descobrir as fontes dos textos é bem mais fácil você precisa só saber que existe um arquivo com extensão css que todo site carrega que define todo design de cores, fontes e posicionamento de objetos.

Clique com o botão direito na página e na opção de mostrar o código fonte. Procure pela extensão CSS no código e você deve encontrar um endereço URL. Copie o endereço e cole no navegador para ver o conteúdo de definições. As fontes usadas no site estarão listadas neste arquivo.

Outra maneira mais fácil de fazer a mesma coisa é usar a extensão Web developer ou Firebug para o navegador Firefox.