Fazer Geotag (Posição GPS) de Fotos

By | junho 6, 2008

Você sabia que num futuro bem breve será uma tendência que todas câmeras digitais tenham um sistema GPS (posicionamento via satélite) integrado?

Pois é. Inclusive muitos boatos apontam que o próximo iPhone 3G já venha com GPS integrado a câmera. Isso funciona para colocar a posição exata que a foto é tirada, e muitos sites como o Flickr já se aproveitam dessa informação em seu catálogo.

panoramio logo

Enquanto você não tem uma câmera dessas pode mapear manualmente suas fotos com o site Panoramio (que foi comprado pelo Google há um tempo). A idéia do site é mapear e catalogar suas fotos através dos mapas do Google.

Se você já usou o Google Earth pode ver as fotos mapeadas pelo Panoramio que milhares de pessoas ao redor do mundo disponibilizaram.

O Panoramio não é um site novo, mas que antecipou uma tendência que se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia com a chegada dos celulares com câmera e GPS integrados.

Panoramio - Foto de Praia Ipanema

Se as coordenadas GPS (latitude/longitude) eram complicadas de trabalhar para um leigo, no Panoramio você simplesmente clica no mapa onde a foto foi tirada e essa informação já é gravada no arquivo.

Funciona assim, o Panoramio disponibiliza um bom espaço grátis, cerca de 3GB para colocar suas fotos, adicionar marcadores comuns e também GPS, para depois publica-las na internet. É bem parecido com o Flickr ou o Picasa Web Albuns mas voltado mais para o chamado Geotaging.

Mais uma boa opção para armazenar fotos e também passear pelo mundo através das fotos de outras pessoas.

One thought on “Fazer Geotag (Posição GPS) de Fotos

  1. Pingback: Sony Ericsson Anuncia Celular Com Camera de 8.1MP C905 » Gus SOS Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *