Uma coisa completamente irritante no Windows é quando após uma atualização automática de segurança no Windows Update, o sistema operacional insiste em re-inicializar seu computador. Pior é quando você não está na frente dele e o Windows re-inicializa sozinho. Isso já aconteceu diversas vezes aqui no escritório e em casa também. Imagina que você deixou aquele filme baixando no emule durante a noite e acorda ansioso para ver o filme, quando vai ver o Windows re-iniciou sozinho logo depois que você dormiu e ainda faltam 90%.

Além da falta de educação (rs…), é uma grande falha de segurança fazer isso. Então fui buscar um jeito de parar com a re-inicialização automática e encontrei algumas respostas na internet. Vi que muita gente reclama disso:

No Windows XP SP2, Vista Ultimate:

Gpedit.Msc Disable Windows Update Autorestart

entre na linha de comando e digite gpedit.msc

Vai abrir o “editor de objeto de diretiva de grupo”, nada mais que o editor das regras e políticas do sistema operacional…

Windows Group Policy Editor

Vá na pasta Diretiva Computador Local – Configuração do Computador – Modelos Administrativos – Componentes do Windows – Windows Update.

Altere a opção: “Nenhuma reinicialização automática para instalações de atualizações automáticas agendadas” para ATIVADO.

No Windows XP Home, tente alterar a chave do registro:

Para entrar no registro vá na linha de comando e digite regedit

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU e crie uma DWORD chamada NoAutoRebootWithLoggedOnUsers
e coloque o valor para 1

Para facilitar você pode criar um arquivo com extensão .reg para a alteração do registro:

disable autoreboot windows

Outro bom artigo sobre Windows Vista: Windows Vista Sem Serial?