gmail logoEstava eu olhando uns cds de backup antigos e num deles estava meus emails de 2004 num arquivo pst do Outlook. No meu Mac as vezes uso o Mail da Apple mas minha “onda” é mesmo o Gmail, tanto particular como no trabalho. Pesei comigo se não seria uma boa importar estes emails para dentro do Gmail e ter todos os benefícios de ter tudo online com a pesquisa integrada do Google.

Primeiro passo foi arrumar um computador com Windows e Outlook e isso não é nada complicado. Copiei meu arquivo pst para uma pasta no Windows e importei para dentro do Outlook. Próxima coisa a fazer foi configurar a minha conta do Gmail para ativar o IMAP, um protocolo bem mais avançado que o POP, e também configurar o Outlook para acessar o Gmail, as instruções você tem no site do Gmail mesmo.

Agora todas seus marcadores do Gmail aparecem dentro do Outlook, como é legal o email via IMAP. O mais bacana é que você tem sincronia total, ou seja, o que faz no Outlook acontece no Gmail e vice-versa. (se você apaga uma mensagem em um, ela é removida do outro também).

Dentro das minhas pastas do Gmail no Outlook criei uma nova pasta chamada “Arquivo Antigo”. Isso é uma coisa que não da pra fazer dentro do Gmail, criar subpastas, e por fim arrastei as minhas pastas do email antigo para dentro desta nova pasta. CUIDADO!

A operação demora bastante e é recomendável fazer uma pasta por vez pois se a operação quebrar você pode ficar com o processo incompleto no meio da pasta.

É por este e outros motivos que eu dificilmente sairei do Gmail.