Devido ao stress da dia-a-dia urbano em decorrente de diversos problemas em suas vidas, algumas pessoas na nossa sociedade já convivem normalmente com medo, preocupação e stress.

Colocando ainda os aspectos da pandemia mundial da nova COVID-19, os problemas de saúde e da incerteza economica, nossa sociedade fica diante de novos desafios, incorrendo em reações psicológicas
que podem se tornar sérios problemas em suas vidas.

Ainda não sabemos ao certo todos os impactos, mas certamente o lockdown e paralização da economia vão afetar diretamente a saúde mental das pessoas em nossa sociedade.

O fato de famílias inteiras ficarem por tanto tempo em permanente convivência dentro de suas casas, desemprego e home-schooling dos seus filhos (isso quando conseguem ainda ter o ensino garantido).

Adiciona-se também o distanciamento do convívio social entre famílias e também amigos, tudo isso compõe uma grande força negativa que impacta diretamente a saúde mental e até física das pessoas.

É de suma importância saber sobre os efeitos psicológicos relacionados a reclusão durante a pandemia do Coronavírus. Leia o seguinte artigo para maiores informações: Aliviar Sintomas de Solidão, Depressão, Ansiedade e outros (enquanto fica em casa).

Impacto da COVID-19 na Saúde Mental de Profissionais de Saúde

A Organização Mundial da Saúde vem procurando através de parceiros, dar suporte para profissionais médicos que com certeza serão cruciais durante e na vida pós pandemia do COVID-19.

Dito isso, a OMS dispõe de guias de recomendações psicológicas que devem ser explorada e discutidas neste momento.

Diversos estudos estão abordando também os impactos dos efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos profissionais de saúde.

Um estudo particular realizado no Brasil sobre a saúde mental dos profissionais de saúde diz que, diante do cenário da Covid-19, autoridades de saúde devem identificar grupos com alto risco de desenvolver problemas emocionais, realizando intervenções psicológicas e psiquiátricas.

Todo profissional de saúde que tiver contato com pessoas com suspeita de Covid-19 deve estar sob análise, desde enfermeiros, técnicos e também médicos.

Estes profissionais estarão sob imensa pressão, jornadas de trabalho estendidas, longa exposição a doença, a necessidade do uso de equipamentos de segurança que aumenta o desconforto, além do efeito psicológico de terem que atender pessoas com uma doença que pode os atingir diretamente.

Além destes fatores de estresse no trabalho, estes profissionais da saúde se encontram diante do agravante de poder levar o vírus para dentro de suas casas, atingindo e colocando em risco suas famílias.

Efeitos desta pressão psicológica podem ser, sentimento de solidão, desamparo, ou uma série de estados emocionais como stress, irritabilidade, fadiga mental e física, além de desespero.

Durante a crise da SARS em 2003, até 57% dos profissionais de saúde tiveram experiência de sérios efeitos emocionais e sintomas psiquiátricos.

Efeitos como a síndrome de Burnout também foi reportado em profissionais de saúde durante a crise do primeiro coronavírus na Coréia em 2016.

No Brasil, ainda devem ser considerados dois fatores importantes durante a pandemia da nova Covid-19:

  • A disponibilidade de recursos humanos devido a precariedade do sistema nacional de saúde.
  • A disponibilidade de profissionais de saúde em áreas distantes do território brasileiro. Intervenções regionais devem ser consideradas pelo governo federal.

Concluindo, a saúde mental dos profissionais de saúde deve ser considerada pelos órgãos de saúde governamentais. Estes profissionais devem ser amparados e protegidos de forma que possam atuar com serenidade, não tenham medo de interagir ou exercer corretamente seus trabalhos.

Portanto, recursos devem ser garantidos para que sejam investidos em pesquisa, prevenção e tratamento para proteger a saúde mental daqueles profissionais de saúde que estão no front de trabalho durante estes tempos extremos de enfrentamento da Covid-19.