Se você precisa esconder alguma pasta no Windows, sabe que isso não é possível de forma segura. Enquanto encryptar os dados pode despertar curiosidade – Leia o artigo “Como encriptar arquivos no Windows, Mac OS X e Linux” – ainda procuramos então uma solução alternativa.

Com Windows você trancar pastas mas isso também não é seguro pois além delas ficarem expostas, qualquer hacker poderia acessa-las via rede. Este recurso também não funciona no Windows Home Edition.

 esconder pastas no windows hide folders

O programa “Hide Folders” (esconder pastas em inglês – hide = esconder) permite esconder as suas pastas e desta forma deixa-las longe de qualquer curioso. Para mais segurança você pode colocar uma senha no “Hide Folders” e ainda remove-lo do menu Iniciar. Desta forma somente você poderá mostrar as pastas novamente. Tentar encontrar uma pasta que você não sabe onde está nem o seu nome é uma tarefa complicada, e esse é o sentido do “Hide Folders”. Mesmo no modo de segurança suas pastas escondidas ficarão seguras.

Felizmente o Hide Folders é grátis, funciona no Windows XP, Vista com suporte a NTFS, FAT32, FAT e pode ser baixado aqui.