Escolhendo Melhor Servidor de Hospedagem – Media Temple.Grid Server

By | junho 17, 2008

(mt) Media Temple - (gs) Grid-ServiceNovamente essa semana eu troquei o servidor de hospedagem deste blog. Toda operação talvez tenha passado desapercebida para todos leitores embora um ou dois comentários tenham sido perdidos. Resolvi contar a história porque acho importante compartilhar este tipo de experiência quando neste ramo de blog o que encontramos é muita picaretagem em termos de hospedagem de sites.

Já havia escrito um artigo sobre como escolher uma empresa de hospedagem de sites mas acho que o assunto deve ser aprofundado. Quando você começa a ter muitas visitas no seu blog, se for você que faz tudo verá que não é um trabalho fácil.

Estava hospedado no ResellerZoom numa conta de FailOver que custa 24 dólares por mês. Nada barato comparando com Dreamhost ou Bluehost que cobrarm 8 dólares por mês. O acesso ao site estava até bem rápido mas observando os logs de erro (sempre olhe os logs de erro do servidor!) percebi diversos do tipo “Internal Server Error – 500”.

Quando perguntei ao suporte o que poderia ser todos aqueles erros, eles me disseram que quando um script php atinge uma utilização de CPU maior do que o limite permitido de 20% da máquina em servidores compartilhados, o script é terminado e gera o erro 500. Isso para não prejudicar outros usuários.

Leia mais: resolvendo problemas de alta CPU no WordPress.

Em outras empresas de hospedagem, como no Hostgator, simplesmente seu site pode ser banido por passar do limite. Isso me leva a pensar em algumas perguntas que devem ser feitas quando se contrata um serviço de hospedagem:

1. Qual o limite de CPU em porcentagem e de memória que posso utilizar?

2. Quantas vezes posso ultrapassar o limite?

3. O que acontece se o site ultrapassar do limite de utilização de CPU ou memória?

4. Como eu posso monitorar a utilização de CPU ou memória que estou usando para poder evitar qualquer problema ultrapassando o limite permitido?

5. Com quantas pessoas eu divido a CPU do meu servidor? (essa talvez nunca seja respondida).

Pense que saber quanto você utiliza de CPU é algo complicado se não houver ajuda da empresa, e muitas vezes é interessante para elas esconder essa informação. Um script pode utilizar 100% da cpu em 1 segundo ou 30% em 3 segundos. Tem que se calcular uma média e saber qual script (no caso aqui um script pode ser interpretado como uma página web) para então poder trabalhar para identificar quem está causando a utilização imprópria do servidor.

O que acontece na maioria dos servidores compartilhados é que a empresa acaba vendendo muito mais contas do que tem de capacidade para oferecer. No meu caso tenho um blog WordPress comum, apenas com um médio volume de tráfego e nada que oferece qualquer perigo a empresa.

Quando você reclama com a empresa eles sempre dizem que o seu site está executando um script mal codificado e que a culpa é sua, e vejam que no meu caso eu batalhei para tentar descobrir o problema, desativei diversos plugins e otimizei o meu tema. Esse problema aconteceu em todos as empresas por que passei, Dreamhost, Hostgator e ResellerZoom.

Eu acredito que exista muitos clientes com sites mal escritos e realmente impróprios mas existe também muita incompetência destas empresas. Com alguma experiência você para de ser enrolado pelo pessoal de suporte e sabe quando deve mudar de servidor de hospedagem.

O ResellerZoom até me recomendou a sua divisão de VPS (virtual private server) chamada de modvps.com para que meu site ficasse com mais capacidade. Fiz a mudança. Fiquei lá por 2 dias e graças a Deus que essas empresas americanas reembolsam o que você paga em até 30 dias caso você esteja insatisfeito, pois o VPS era muito mais lento do que minha conta compartilhada. Com certeza por incompetência do ResellerZoom. Um vexame onde o suporte acusava meu site de estar usando muita cpu. Vejam que um simples blog WordPress com todos plugins desativados deixa um VPS lento. Ou seja, a culpa era dos desenvolvedores da ferramenta de blog mais utilizada do planeta.

Foi então que lendo um artigo no site do Joost de Valk, acabei perguntando qual a empresa de hospedagem que ele usava e ele me recomendou o Media Temple Grid Server com MySQL Container. Novamente mudei o blog de casa.

Hoje acredito que meu pesadelo de hospedagem tenha terminado e posso agora crescer em paz com esse blog até porque tenho que pagar todo mês a bagatela de 40 dólares (20 do Grid e 20 do MySQL container). Estou muito feliz pois no Media Temple eu tenho como responder as minhas perguntas do começo deste artigo, sei exatamente o que posso usar e tenho como aferir isso. Devo escrever a respeito do Media Temple Grid Server brevemente.

17 thoughts on “Escolhendo Melhor Servidor de Hospedagem – Media Temple.Grid Server

  1. ZDarkness

    O Host Monster suporta até 20 conexões simultâneas. Isto indica que 20 usuários podem acessar o site ao mesmo tempo.
    Um agente do contato me deu um exemplo, dizendo que se 40 usuários estivessem vendo um vídeo de 25 mb ao mesmo tempo, eu poderia ter problemas no servidor.
    A capacidade do servidor deles é de 25%. Se passar, foi dito que eles fariam o possível para manter seu site on.
    Eles dão suporte para otimizar.
    Se o site exceder o permitido, você receberia um erro de CPU excedida.

    O que comenta sobre o HM, Gus? Pode fazer uma comparação com teu server ou algum outro para eu saber se o HM tem uma boa capacidade?

    Reply
  2. Gustavo Post author

    O que eu sei é que fiquei la durante 1 mês. Não há como saber quanto de cpu você está utilizando, nem quantas conexões usou. Até deixaram eu ver os logs das conexões abertas mas não adiantava nada. Um certo dia cortaram meu site por consumir cpu demais. Só consegui reativar depois de 24horas. O suporte via chat é inútil. Pelo menos no Media Temple eu tenho como ver quanto eu uso de recuros.

    Reply
  3. ZDarkness

    Sempre achei que o HM foi um host melhorzinho, todavia, obrigado pelas informações, assim posso selecionar melhor algum host, se eu precisar trocar. 🙂

    Reply
  4. Leonardo Camiza

    O que seria bem esse tal de MySQL container? Eu estou para assinar o Media Temple justamente porque o Dreamhost tirou meu site AppleBrasil.net do ar pela CPU. É necessário será assinar o MySQL container ou basta um WP-Cache/Supercache? Qual a diferença de ambos?

    Reply
  5. Gustavo Post author

    Leonardo, dimensionar o mysql seria complicado explicar aqui, porém, resumindo, pra quem precisa de mais memoria e utilização do banco de dados mysql, o container garante uma instância só para você, isto é, ele não é compartilhado com outros usuários.

    veja mais aqui

    Reply
  6. Leonardo Camiza

    Vlw pela informação, eu assinei o Media Temple sem esse MySql container, tomara que não seja preciso agora. Eles contam esse limite de CPU por conta ou por domínio? É que no mesmo Grid Server eu instalei vários sites diferentes.

    Reply
  7. Gustavo Post author

    O limite é por conta… o painel de CPU é otimo e permite voce ver o que está “pesando” teu site, inclusive os arquivos quer roubam a cpu e quantas vezes foram executados.

    Com ajuda do painel, pude otimizar meu site de forma que mesmo sem super cache eu nunca passo da cota de CPU.

    O super cache reduz a carga de cpu imensamente… você vai poder comprovar isso. boa sorte.

    Reply
  8. Gustavo Post author

    @Fabio:

    Veja que estas discussões são de 2006. De lá pra ca muita água pode ter rolado, além de que problemas pontuais podem acontecer com qualquer um. Não quero aqui estar fazendo nenhuma propaganda do MT porém ainda não tive nenhum problema crítico lá. Problemas todo mundo pode ter, um dia que teve queda do servidor, coisas assim, porém é muito raro isso acontecer no MT, e eu ainda tenho pelo menos tenho como controlar o meu uso de CPU que para mim é o básico que qualquer servidor de hospedagem deveria ter para ser honesto. O suporte tem se mostrado rápido quando tem problema.

    Se eu não estivesse gostando já teria me mudado, afinal pelo meu histórico já passei por diversas empresas e não tenho preguiça de mudar tudo.

    Reply
  9. Ricardo

    Já tive vários problemas iguais a este, também efetuei a mudança de Host e atualmente Hospedei o meu na FRHost – http://www.frdesenvolvimentos.com e até agora não tive problemas, já olheis os logs de erro e tudo aparentemente normal.

    Até o momento foi o Host que mais me ofereceu recursos a preços muitos bons, com suporte e atendimento online 24/7.

    Enfim, até agora fico com a FRHost – Soluções para Internet

    http://www.frdesenvolvimentos.com/planos-de-hospedagem.php

    Boa sorte a todos na procura no que é melhor para os nossos blogs/Sites.

    Reply
  10. Edgard Almeida

    Acabei de mudar para o Media Temple, depois de ser expulso do Bluehost por excesso de uso e uma passagem de apenas um mês no Dreamhost, cujo helpdesk é um verdadeiro Nightmare-host! Tenho cerca de 1 milhão de page hits/mês.
    Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor!

    Reply
  11. Flavio

    Olá tudo bem? parabéns pelo blog, muita coisa interessante. Eu li alguns posts referentes a vps e servers. Ultimamente to passando muita raiva com minha pequena revenda em função de mau funcionamento/atendimento, então estou pensando em partir pra um vps ou reseller diretamente nos eua. Você sentiu muita dificuldade no gerenciamento? Este ResellerZoom é bom? Já pesquisei um monte, inclusive aqui no Brasil, mas ainda estou indeciso. Sou webdeveloper e também tomo conta da revenda, mais utilizada por meus clientes. Pode indicar algum serviço de qualidade mas que não seja muito trabalhoso? Essa é fácil, hein, rsrsrsrsrs… Abraço e parabéns.

    Reply
  12. Flavio

    Olá tudo bem? parabéns pelo blog, muita coisa interessante. Eu li alguns posts referentes a vps e servers. Ultimamente to passando muita raiva com minha pequena revenda em função de mau funcionamento/atendimento, então estou pensando em partir pra um vps ou reseller diretamente nos eua. Você sentiu muita dificuldade no gerenciamento? Este ResellerZoom é bom? Já pesquisei um monte, inclusive aqui no Brasil, mas ainda estou indeciso. Sou webdeveloper e também tomo conta da revenda, mais utilizada por meus clientes. Pode indicar algum serviço de qualidade mas que não seja muito trabalhoso? Essa é fácil, hein, rsrsrsrsrs… Abraço e parabéns.

    Reply
  13. Flavio

    Olá tudo bem? parabéns pelo blog, muita coisa interessante. Eu li alguns posts referentes a vps e servers. Ultimamente to passando muita raiva com minha pequena revenda em função de mau funcionamento/atendimento, então estou pensando em partir pra um vps ou reseller diretamente nos eua. Você sentiu muita dificuldade no gerenciamento? Este ResellerZoom é bom? Já pesquisei um monte, inclusive aqui no Brasil, mas ainda estou indeciso. Sou webdeveloper e também tomo conta da revenda, mais utilizada por meus clientes. Pode indicar algum serviço de qualidade mas que não seja muito trabalhoso? Essa é fácil, hein, rsrsrsrsrs… Abraço e parabéns.

    Reply
  14. Flavio

    Olá tudo bem? parabéns pelo blog, muita coisa interessante. Eu li alguns posts referentes a vps e servers. Ultimamente to passando muita raiva com minha pequena revenda em função de mau funcionamento/atendimento, então estou pensando em partir pra um vps ou reseller diretamente nos eua. Você sentiu muita dificuldade no gerenciamento? Este ResellerZoom é bom? Já pesquisei um monte, inclusive aqui no Brasil, mas ainda estou indeciso. Sou webdeveloper e também tomo conta da revenda, mais utilizada por meus clientes. Pode indicar algum serviço de qualidade mas que não seja muito trabalhoso? Essa é fácil, hein, rsrsrsrsrs… Abraço e parabéns.

    Reply
  15. Bruno Dias

    voce ainda esta no media temple?
    estou querendo contratar esse gridserver para hospedar um forum, que atualmente esta no hostgator mas nao para de apresentar erro 500

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *