No meu trabalho às vezes tenho que analisar contas telefônicas e os arquivos são enormes. Muitas vezes também são numerosos o que me leva a juntar vários em um só arquivo para depois processar no banco de dados Oracle que trabalho. No Mac tenho que reconhecer que não existem tantos aplicativos como no Pc e para facilitar o trabalho de juntar arquivos no Mac ao invés de tentar achar um programa grátis que faça isso, achei um jeito via Terminal (linha de comando) muito fácil com o programa textutil.

Abra o terminal. Se os seus arquivos são arquivo1.txt arquivo2.txt arquivo3.txt e estão na pasta Documents/arquivos você pode fazer o seguinte comando:


cd ~/Documents/arquivos/

textutil -inputencoding iso-8859-1 -cat txt -encoding iso-8859-1 *.TXT

O resultado será um arquivo out.txt com todos os arquivos *.TXT juntos.

É importante notar que no Mac existe a diferença entre maiúscula e mínuscula e no meu caso a extensão do arquivo era .TXT em maiúsculo mesmo. Outra coisa que pode se perguntar é o porque do iso-8859-1. É porque os documentos em lingua portuguesa tem esta codificação para permitir acentos. Se eu não usasse isso os acentos seriam eliminados do documento.

Ainda mais, no meu Mac se eu abrir um documento que tenha acentos no textEdit ele abre em UTF-8 que não é o certo. Escolha sempre Western (ISO Latin 1), equivalente ao iso-8859-1 para documentos em português.

Mais informações no site da Macworld aqui.