O sistema de chat do Googles conhecido como Google Talk virou Google Hangouts e tem apps para iOS e Android. No desktop você para usar o chat ou bater papo com vídeo, precisa abrir o Gmail ou então usar um aplicativo cliente.

O Pidgin é um cliente grátis Open-source (código fonte aberto) que funciona no Windows, Mac e linux. Ele é compatível com diversos protocolos tais como: AIM, Bonjour, Gadu-Gadu, Google Talk, Groupwise, ICQ, IRC, SILC,SIMPLE, Sametime, XMPP e Zephyr. O Pidgin ainda conta com muitos plugins e trabalha em quase todos os idiomas. É um software bem útil e grátis, simples interface mas que faz o que promete.

No caso do Google Hangouts a configuração é quase simples, precisa apenas de ativar uma configuração na sua conta do Google para que aplicativos com menos segurança acessem sua conta. Como o Pidgin apenas vai acessar o Google Hangouts para mensagens de texto, podemos abrir essa brecha de segurança para poder usa-lo.

Na conta do Google acesse a configuração de Login e Segurança -> Aplicativos e Sites conectados. Se preferir este link vai diretamente à página.

Agora vamos configurar o Pidgin para acessar sua conta.

Na aba de configurações básicas

Protocolo: XMPP
Nome de usuário: usuário (sem o @meudominio.com)
Domínio: meudominio.com
Recurso: Qualquer coisa
Senha: sua senha
Marcar opção de lembrar senha.

Na aba de configurações avançadas

Segurança de conexão: Requer criptografia
Porta de conexão: 5222 (padrão)
Servidor de conexão: talk.google.com
Porta de transferência de arquivo: proxy.eu.jabber.org (padrão)

Confirme estas configurações, salve e agora sua conta vai se conectar ao Google hangouts.