Muita gente fala do Bitcoin, a moeda digital descentralizada que vem sendo altamente valorizada e promete ser o futuro das finanças mundial. Hoje (20/7/2017) o Bitcoin vale perto dos incríveis 2500 dólares, um valor muito alto que impressiona.

Se você esta se familiarizando com o Bitcoin, saiba que é apenas uma das dezenas de moedas digitais disponíveis no mercado, cada uma com sua função específica e valorização. A moeda mais conhecida depois do Bitcoin é o Ethereum.

O Ethereum não é propriamente uma moeda digital mas uma forma de contrato inteligente, que permite que você transfira fundos atrelado a certas condições como se fosse um contrato. Você pode saber mais na página oficial do projeto Ethereum que conta com muito apoio e também muito investimento, cerca de 22 bilhões de dólares até o momento deste post.

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura

O Ethereum ganhou muita popularidade com seu modelo de “Proof of Work” que necessitava de “mineradores” ao redor do mundo para realizar as transações e ganhavam uma porcentagem com isso. Houve uma corrida para minerar e ganhar Ethereuns em troca onde milhares de pessoas compraram hardware de um PC com várias placas de vídeo (GPU) potentes, os chamados “rigs” de mineração, para realizar o processamento. Conseguiram esgotar o mercado das Radeon AMD RX470 e RX480 por exemplo.

Escrevi uma série de artigos mostrando como Montar Seu Rig de Mineração de Ethereum e outras moedas. O artigo mostra passo a passo que equipamento você deve comprar, como montar tudo, o software utilizado. É interesante pois este equipamento serve para minerar outras moedas como o Monero, Pascal, ZCash e muitas outras.

Se você pensa em começar a minerar Ethereum ou outra moeda, faça antes o cálculo de rentabilidade do minerador.

Antes de tudo, você deve ter a sua carteira de Ethereum. A carteira é um endereço grande em números e letras e contém também uma chave privada (que você deve guardar muito bem guardada e nunca perder).

Baixe o Geth para seu computador, é um software open-source (gratis e aberto) e tem versão para Windows, MacOS e Linux.

Baixar Geth

Depois que baixar e instalar o Geth você esta pronto pra criar sua carteira.

Abra um “prompt de comando” (executar -> CMD > enter)

Digite este comando para acessar a pasta do Geth (se você não alterou o local padrão):

cd \Program Files\Geth

Para criar a nova carteira digite:

geth account new

Digite uma senha FORTE! E nunca se esqueça dela.

Agora você ja tem seu endereço Ethereum!!! Anote ele num lugar especial.

Para copiar e colar marque o texto e dê um enter. Se você fechar a janela e quiser saber o endereço novamente, dê o seguinte comando no prompt:

geth account list

Junto com o endereço Ethereum suas chaves privadas foram criadas. Estas são ainda mais críticas para que você guarde num lugar seguro.

Para localizar suas chaves acesse a pasta:

%APPDATA%\Ethereum

Basta abrir uma janela do explorer e colar a linha acima na barra de endereço e dar um enter para acessar diretamente.

Copie a pasta KEYSTORE para um pen drive e coloque num cofre físico caso você deposite fundos na sua carteira.

Para ver os fundos do seu endereço Ethereum você pode usar o site Etherscan.io

Agora veja o artigo sobre o software de mineração de Ethereum

ou

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura