Ethereum é a segunda cripto moeda mais conhecida do mercado, não é bem uma moeda mas sim um blockchain de contratos inteligentes, os smart contracts. Em linguagem mais técnica, armazenamento de contratos no blockchain através de código programável. Por exemplo, você quer enviar dinheiro para um parente em 2050, isso é escrito em código e colocado no blockchain, e será executado conforme você planejou. Em 2017 o Ethereum se valorizou muito indo de menos de 100 dólares para mais de 800!

Escrevi um artigo mostrando como fazer a mineração de Ethereum em computadores com placas gráficas.

Vamos ver neste artigo como comprar Ethereum (ETH) de forma rápida e segura, tendo seu endereço privado fora de qualquer perigo de hackers.

Atualização 2021: Veja como usar bots automáticos para compra e venda de Bitcoin, ETH e outras criptomoedas

Atualização 2021: Compre Ethereum na Binance com taxas mais baratas usando esse código

A maioria das cripto moedas só pode ser comprada com Bitcoin (BTC), o Ethereum é uma das poucas moedas que já é vendida por FIAT (real, dolar, euro, etc) nos exchanges.

Como eu não curto nenhuma exchange brasileira (as empresas que negociam moedas virtuais), vou mostrar aqui como faz para comprar Ethereum com Bitcoins na Binance, uma exchange chinesa muito confiável, uma das maiores do mercado mundial.

Leia também: Como Comprar Bitcoins de Forma Rapida e Segura

Para seguir adiante, você precisa ter comprado bitcoins e também criar uma conta na Binance. Uma grande vantagem de ter uma conta lá é que você poderá comprar diversas altcoins além de Ethereum.

Criando um endereço seguro de Ethereum (ETH)

A primeira coisa que vamos fazer é criar um endereço seguro de Ethereum para você guardar a chave privada offline, fora da internet. Isso porque não é recomendável guardar nenhum fundo em qualquer exchange. Mesmo a Binance sendo muito segura, você não deve deixar seus fundos lá e sim armazenar num endereço com chave privada local.

Para criar um endereço de Ethereum vamos usar o site MyEtherWallet (Minha carteira de Ethereum). Salve este endereço nos seus favoritos pois existem pessoas que criam endereços parecidos para que você digite errado e acesse o site falso que pode roubar todo seu dinheiro.

O MyEtherWallet é apenas uma interface para a rede do Ethereum, ele não armazena nada, sua senha, suas chaves, tudo isso fica sempre com você, por isso muito cuidado com seus dados pois se perder sua senha ou a chave privada, nada poderá ser feito.

Tokens ERC20

Não apenas Ethereum pode ser guardado num endereço provido pelo MyEtherWallet, a rede de blockchain permite que diversos desenvolvedores produzam seu próprio token, desde que respeitem o padrão ERC20. Desta forma, temos diversas altcoins, outras moedas virtuais que emitem tokens no formato ERC20, podemos dar como exemplo, VeChain (VEN), ICX, OmiseGo (OMG), entre outros. O seu endereço destinado a Ethereum pode então armazenar todos estes tokens. Se você comprar VEN, para retirar de uma exchange, basta enviar para seu endereço de Ethereum do MyEtherWallet. Note que um endereço de Ethereum de uma exchange não pode receber tokens que não sejam do próprio Ethereum.

1. Clique New Wallet

2. Digite uma senha para criptografar sua chave privada que será dada em seguida.

IMPORTANTE: Você deve se lembrar desta senha pois se esquece-la NUNCA mais terá acesso às suas moedas.

3. Clique em “Download Keystore File UTC/JSON”

IMPORTANTE: Salve este arquivo num lugar seguro, o HD do seu computador não é um lugar seguro! Salve também num pen drive ou local de backup fora do computador.

4. Depois que salvar o arquivo, clique em “I Understand. Continue”. Note que você deve ter salvo o arquivo pois se perde-lo não vai ter acesso nunca mais ao seu dinheiro.

5. Salve sua chave privada. Clique em Print Paper Wallet para imprimir e guardar num lugar seguro.

Estou mostrando essa chave privada como exemplo, eu não a utilizo para nada.

Você NUNCA deve mostrar essa chave para ninguém pois senão estará dando acesso às suas moedas. Isso é muito importante.

Quando clicar no botão de imprimir você verá uma tela assim:

6. Tendo impresso sua chave privada, clique no botão “Save your Address”.

A próxima tela já é para testar o acesso ao seu endereço de Ethereum. Para isso você vai precisar utilizar o arquivo que salvou no passo 3.

7. Marque a opção Keystore / JSON File e depois “Select wallet file” (selecionar arquivo da carteira).

8. Carregue o arquivo que salvou no passo 3.

9. Digite a senha que você criou no passo 2 e clique em Unlock.

10. Você então terá acesso a visualizar seus fundos, enviar e receber ETH ou tokens do tipo ERC20.

Como Comprar Ethereum


Leia também: Como Comprar Bitcoins de Forma Rapida e Segura

OK você já tem seu endereço Ethereum no MyEtherWallet e agora quer comprar a moeda. Pode comprar nas exchanges brasileiras diretamente ou então, comprar na Binance, o que eu recomendo, você vai pagar menos, mas para isso precisará ter Bitcoin (BTC).

Depois que você se cadastrar na Binance, você terá acesso a pagina contendo seus ativos:

Escolha a moeda para depósito, no caso Bitcoin (BTC). Logo abaixo aparecerá seu endereço de BTC para depósito. Este é o endereço que deverá enviar os Bitcoins para comprar Ethereum ou outras moedas vendidas na Binance.

Depois que depositar Bitcoin, a transação pode demorar minutos ou até horas para completar. Você pode acompanhar suas transações na página de histórico da Binance.

Assim que a transferência se completar, você poderá ir para a página de compra e venda BTC/ETH.

Logo que entrar nessa página você verá o gráfico do preço do Ethereum em relação ao BTC.

Existe 3 maneiras de comprar:

Colocando o preço exato e comprar/vender por aquele preço (Limit)
Aceitando o preço que o mercado der (Market)
Colocando uma ordem acima ou abaixo de um preço X (Stop-Limit)

O mais fácil agora é a opção default, colocar um preço e esperar alguém aceitar.

A interface é bastante intuitiva. Vai mostrar quanto de BTC você tem para gastar.

  1. Coloque o preço de compra do Ethereum, você pode ver o último preço na barra lateral direita.
  2. Coloque o quanto de BTC disponível você quer gastar, basta clicar nos botões de 25%, 50%, 75% ou 100%. Se você colocar 100% o sistema vai usar todo seu BTC disponível para a compra.
  3. De acordo com o preço que colocou e a quantidade de Bitcoins, o sistema já calcula quantos ETH você vai comprar e o total em BTC vai gastar.
  4. Clique no botão Buy ETH para comprar.

Sua ordem vai para o sistema e pode ou não ser concluída, dependendo do preço que colocou e alguém aceitar o preço do outro lado. Claro que o sistema que faz automaticamente todos os matchs de compra e venda.

Enquanto a ordem de compra ou venda não for concluída ela fica no painel de “Open Orders” ou ordens abertas, e você pode cancela-la a qualquer momento. Se for concluída ela então vai para o quadro “My 24h Order History” logo abaixo.

Depois que concluir sua compra

Depois que concluir sua compra, caso você não queira mais fazer nenhuma negociação, o mais seguro é transferir seu Ethereum para o endereço criado através do MyEtherWallet.

Claro que você pode por exemplo deixar uma quantidade de moeda na Binance para poder fazer day-trading, mas se não for o caso, retire tudo de lá.

Na binance o saque pode ser feito na opção Withdrawals.

Escolha a moeda que deseja fazer o saque e entre o endereço e a quantidade. A Binance ou qualquer exchange cobra uma taxa para saque, muito menos que qualquer exchange brasileira até minha última pesquisa.

Conclusões da Compra de Ethereum

Vimos aqui como comprar Ethereum usando Bitcoins na exchange Binance. O processo pode ser demorado inicialmente mas depois que você tem seu endereço de Ethereum no MyEtherWallet, tudo flui mais facilmente. Vimos também que o endereço criado no MyEtherWallet pode receber tokens do tipo ERC20 tal como VeChain, OmiseGO e muitas outras moedas. Ter o endereço de Ethereum é básico para poder avançar em muitas altcoins.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou correção no texto, deixe um comentário.

boas compras a todos!