Como Comprar Bitcoin (BTC) de forma rápida e segura?

Embora eu tenha pouco tempo no mercado de criptomoedas, posso já ensinar o básico de como você pode comprar e guardar de forma segura, sem passar por problemas mais comuns como de segurança e também com exchanges (casas que negociam bitcoin) incompetentes que existem no Brasil.

A primeira coisa que você deve ter em mente é saber que por ser uma tecnologia ainda muito recente e em crescente adoção, as criptomoedas têm um enorme risco. Pode ser que você faça bastante dinheiro como pode perder tudo. Invista um dinheiro que você possa perder, embora ninguém goste de perder dinheiro, não pegue empréstimos ou venda sua casa para comprar bitcoin.

Leia também: Como Comprar Ethereum ETH de Forma Rapida e Segura

Como Guardar o Bitcoin

O Bitcoin fica sempre no blockchain, na internet, você nunca verá o seu bitcoin. O que você guarda é a chave privada utilizada para gerenciar os bitcoins de um endereço X.

Você tem um endereço X de Bitcoin e precisa da chave privada Y para poder movimenta-los. Memorize isso sempre, a chave privada deve estar sempre em sua posse e não de terceiros.

Uma exchange, por exemplo o Mercado Bitcoin, tem lá um endereço de Bitcoin o que VOCÊ não possui a chave privada. A Exchange guarda sua chave privada, geralmente você não sabe como eles fazem isso, as medidas de segurança envolvidas que eles adotam, se é que adotam.

Por isso, NÂO É SEGURO DEIXAR SUAS MOEDAS EM EXCHANGES. Um hacker pode entrar lá e levar todas suas moedas, e dificilmente você será ressarcido.

Se você vai investir em Bitcoin, compre uma hardware wallet, ou carteira de hardware.

As carteiras de hardware guardam suas chaves privadas de forma segura, OFFLINE, fora do computador, da rede, de qualquer lugar conectável e acessível por terceiros.

As carteiras de hardware mais conhecidas do mercado são a Trezor e a Nano Ledger S.

Dizem que a Trezor (89 euros) é a mais segura porém ela suporta menos moedas que a Nano Ledger S (79 euros). Eu tenho uma Trezor e acho uma carteira excelente com um excelente suporte técnico.

Como Comprar Bitcoin no Localbitcoins

Na minha opinião a melhor maneira de comprar Bitcoins no Brasil é utilizar a exchange P2P Localbitcoins.

O Localbitcoin você sempre compra seus Bitcoins de outras pessoas que estão interessadas em vender. É um processo entre duas pessoas onde o Localbitcoin faz a intermediação.

Quando uma pessoa vende, durante a negociação, a quantidade vendida de Bitcoins fica guardada com o Localbitcoins e ao receber seu dinheiro do comprador o vendedor informa ao Localbitcoins para liberar a transferência. É um processo bem seguro e de certa forma rápido. Como no Brasil não temos ainda nenhuma exchange decente, recomendo fortemente utilizar o Localbitcoins.

Abrir sua conta no Localbitcoins é fácil, mas você precisará enviar um documento de identidade e também vincular seu telefone celular por segurança. Assim toda vez que for acessar o Localbitcoins você precisará confirmar o acesso no seu celular. Isso é super importante e um fator de segurança que você não pode ignorar.

Como Comprar Bitcoin

Leia também: Como Comprar Ethereum ETH de Forma Rapida e Segura

Comprar Bitcoins no Localbitcoins é bem fácil, você precisa escolher quanto em reais você quer comprar, escolher o método de pagamento (transferência bancária de preferência) e depois escolher um vendedor. Vamos ver cada etapa dessas com mais detalhes logo abaixo.

1. Escolha o método de pagamento, de preferência a transferência bancária pois outros métodos são confusos e geralmente mais caros. Por exemplo, pagar com Paypal e usar cartão de crédito é uma furada pois você vai pagar bem mais caro (o vendedor cobra por isso).

2. Escolha um vendedor de confiança, algo como você já deve ter feito no Mercado Livre. Um bom vendedor tem muitas vendas e índice de satisfação de 100%. Basta acessar o perfil do vendedor para ver suas estatísticas como na figura acima. Você deve ver o número de transações confirmadas que ele ja teve (que deve ser alta), o feedback score que é a nota recebida (deve ser sempre 100%).

3. Clique no botão BUY para abrir a tela onde verá os TERMOS do vendedor.

IMPORTANTE: Você deve utilizar uma conta bancária em seu nome, SEMPRE. Senão o vendedor não aceitará vender pra você.

4. Enviar o comprovante via chat. Quando clicar em BUY (Comprar) você terá cerca de uma hora para fazer o depósito, enviar o comprovante (um print) via chat do Localbitcoins para o vendedor.

5. Marcar a negociação como PAGA. Apenas marque como pago se você realmente pagou.

Assim que o vendedor receber o dinheiro, ele marca no sistema do Localbitcoins que recebeu, e os Bitcoins são liberados pelo sistema para você. Você pode então avaliar o vendedor, marca-lo como confiável e se quiser, voltar a comprar dele novamente no futuro.

Estes Bitcoins irão então para sua conta no Localbitcoins mas o ideal é que você transfira para seu endereço na carteira do tipo Trezor.

Transferir os Bitcoins Para Sua Carteira Física.

Leia também: Como Comprar Ethereum ETH de Forma Rapida e Segura

Transferir é fácil, basta ir na página da sua carteira no localbitcoins, digitar o endereço da sua carteira, a quantidade que vai enviar (lembre-se que o localbitcoins tem uma taxa cobrada), e depois no botão “Continue”.

Gostaram do artigo? Tem alguma dúvida? Achou útil? Deixe um comentário!