Recentemente descobriu-se que dados de milhões de usuários do Facebook foram extraídos para uso na eleições presidenciais norte-americana.

A empresa chamada Cambridge Analytica usou um truque no qual um aplicativo de quiz (perguntas online) obtinha acesso aos dados dos usuários e de seus amigos.

O acesso era dado pelo próprio usuário ao tentar usar o aplicativo. Com isso, dados de milhões de pessoas foram acessados pois o usuário permitia acesso aos seus dados e também de seus amigos.

Apesar de soar como um escândalo de proporções enormes, este tipo de atividade é explorada diariamente pelo Facebook, que ganha dinheiro com isso. Todos os políticos vem utilizando este tipo de mineração de dados sociais para obter vantagem em eleições.

Tudo que você escreve, compartilha, sua localização, bate-papo que você realiza dentro do Facebook, tudo é salvo e analisado para ser usado comercialmente posteriormente. Inclusive texto que você escreve e apaga.

Por isso discute-se mundialmente o poder que essas corporações da internet como Google e Facebook tem sobre nossas vidas e como se proteger disso.

No caso do Facebook, duas recomendações vêm sendo levantados pelos especialistas:

  1. Acesso a aplicativos. Nunca dê acesso a sua conta para aplicativos aparentemente inocentes. Por trás de uma pequena funcionalidade bobinha, o aplicativo acessa todos os seus dados e os utiliza comercialmente.
  2. Encerrar a conta no Facebook. Muita gente vem encerando sua conta no Facebook porque a empresa não respeita a privacidade de seus usuários.

Analisando sua Privacidade Atual no Facebook

A sua conta do Facebook pode já estar sendo analisada através de diversos aplicativos que você deu acesso.

Esses aplicativos podem ver sua lista de amigos, seu perfil, redes de amizades e muito mais.

Veremos a seguir como você pode bloquear estes aplicativos de acessar seus dados.

O problema de privacidade do Facebook é maior do que apenas aplicativos ou jogos que você da acesso a sua conta.

Toda vez que um aplicativo oferece a opção de “fazer login pelo Facebook” ao invés de fazer o cadastro com seu email pessoal, você pode estar sendo enganado para que seus dados sejam explorados. Você sempre deve examinar os dados que estará compartilhando.

De acordo com o próprio Facebook cada aplicativo que você faz login através do Facebook, ele obtêm informações privadas básicas suas tais como:

  • Gênero.
  • Redes de amizade.
  • Login.
  • Seu user ID.
  • Nome completo.
  • Fotografia.

Essa é a lista básica mas o aplicativo pode pedir acesso a mais coisas.

E você já deve ter usado este método de login para dezenas de sites e aplicativos pois é tão mais fácil. Uma pena que você tenha entregado todos os seus dados de forma tão fácil e inocente.

Como Mapear Aplicativos Com Acesso aos Dados do Facebook

Na versão desktop do Facebook, no seu computador pessoal (não pelo celular), clique no menu direito superior e escolha “configurações”.

Selecione a opção de aplicativos (Apps). Fica na parte esquerda da janela.

Nesta janela você verá a quantidade de aplicativos que acessam suas informações. Cada aplicativos tem um acesso diferenciado que você pode examinar clicando no lápis.

Ao clicar no lápis para ver os detalhes do acesso do aplicativo, você pode ver a extensão de privacidade que você permitiu que ele tivesse acesso.

Infelizmente para remover acesso do aplicativo você deve fazer isso um-a-um. É chato e demorado mas não vi outro jeito mais fácil. Além disso ao remover você não impede que o aplicativo utilize os dados já obtidos até então, mas antes evitar tarde do que nunca.

Se você quiser continuar com o login ao aplicativo através da conta do Facebook pode editar e excluir os dados que ele tem acesso. Então você desmarca as opções que não quer dar mais acesso.

O importante é que a partir de agora, você tenha mais cuidado ao permitir acesso a sua conta pelo Facebook.

Ao fazer cadastro em novos sites, faça com seu email e não com o login do Facebook.