Instalar Php no Windows Vista com IIS7

By | fevereiro 20, 2008

Hoje iniciei um novo projeto usando a linguagem de programação PHP aqui no escritório. PHP é uma linguagem de programação bastante usada na internet, inclusive no WordPress e muitos outros sites e forums pois é grátis e cheia de recursos. O meu problema foi que precisei instalar o PHP no Windows Vista com o servidor Web IIS7. Tive que organizar algumas informações que encontrei na internet mas no final tudo deu certo…

Vamos aos passos:

Vou supor aqui que já temos uma instalação do IIS funcionando.

1. Baixe a instalação do PHP, na verdade baixe o arquivo zip e não o instalador para Windows que é bem maior e dá mais dor de cabeça. Eu baixei o PHP 5.2.5 zip package [9,713Kb]

2. Descompacte este arquivo para qualquer pasta. Eu usei c:\php5

3. Usando a conta do administrador no “prompt de comando” (clique com o botão direito do mouse em cima de “prompt de comando” e depois em “executar como administrador”), copie o arquivo php.ini-recommended para a pasta c:\windows

copy php.ini-recommended c:\windows\php.ini

4. Abrir o IIS (iniciar -> Painel de controle -> Modo exibição clássico -> Ferramentas administrativas -> Gerenciador do serviços de informações da internet (IIS)

5. Vá na opção “Mapeamentos de manipulador” e clique em “adicionar mapeamento de script” no menu direito.

13 thoughts on “Instalar Php no Windows Vista com IIS7

  1. Ricardo Berti

    Parabéns,

    fiz aqui e deu tudo certo, estou usando Windows Vista Home Premiun.
    Simples e eficaz.

    Um Abraço!

    Reply
  2. leonardy

    Quando eu entro em ferramentas administrativas nao aparece essa opção de Gerenciador do serviços de informações da internet (IIS)

    Reply
  3. Gustavo

    @leonardy: O IIS deve ser instalado através do CD original do Windows.

    Quando você instala o Windows o IIS não é instalado pois ele é opcional.

    boa sorte.

    abs.

    Reply
  4. Marcio

    Como vai meu amigo.. blza.?

    Desculpe resgatar esse tópico, mas em qual versão do windows que vc configurou o PHP…
    Porque eu uso o WINDOWS VISTA ULTIMATE 64BITS e não funcionou… eu instalei o IIS certinho… vi no browser que está funcionando perfeitamente pelo IP http://127.0.0.1 mas quando vou rodar o PHP exibe uma página de erro que coloco abaixo.

    //—————————————————————————–

    Erro do Servidor no Aplicativo “Default Web Site”

    ——————————————————————————–

    Erro HTTP 404.3 – Not Found
    Descrição: A página que você está solicitando não pode ser servida devido à diretiva de mapa MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) configurada no servidor Web. A página solicitada tem uma extensão de nome de arquivo que não é reconhecida, e não é permitida.

    Código de Erro: 0x80070032

    Notificação: ExecuteRequestHandler

    Módulo: StaticFileModule

    URL Solicitada: http://localhost:80/info.php

    Caminho Físico: C:\inetpub\wwwroot\info.php

    Usuário de Logon: Anônimo

    Método de Logon: Anônimo

    Manipulador: StaticFile

    Causas mais prováveis:

    É possível que um mapeamento de manipulador esteja ausente. Por padrão, o manipulador de arquivo estático processa todo o conteúdo.
    O recurso que você está tentando usar talvez não esteja instalado.
    O mapa MIME adequado não está habilitado para o site ou aplicativo. (Aviso: não crie um mapa MIME para conteúdo que os usuários não devem baixar, como páginas .ASPX ou arquivos .config.)
    O que você pode tentar:

    Em system.webServer/handlers:
    Verifique se o manipulador esperado para a página atual está mapeado.
    Preste muita atenção nas pré-condições (por exemplo, runtimeVersion, pipelineMode, bitness) e compare-as com as configurações do seu pool de aplicativos.
    Preste muita atenção nos erros tipográficos na linha do manipulador esperado.
    Verifique se o recurso que você está tentando usar está instalado.
    Verifique se o mapa MIME está habilitado ou adicione-o para o site usando a ferramenta de linha de comando appcmd.exe.
    Abra um prompt de comando e altere o diretório para %windir%\system32\inetsrv.
    Para definir um tipo de MIME, use a seguinte sintaxe: appcmd set config /section:staticContent /+[fileExtension=’string’,mimeType=’string’]
    A cadeia de caracteres variável fileExtension é a extensão de nome de arquivo e a cadeia de caracteres variável mimeType é a descrição do tipo de arquivo.
    Por exemplo, para adicionar um mapa MIME para um arquivo com a extensão “.xyz”, digite o seguinte no prompt de comando e pressione Enter:
    appcmd set config /section:staticContent /+[fileExtension=’.xyz’,mimeType=’text/plain’]
    Aviso: verifique se esse mapeamento MIME é necessário para o servidor Web, antes de adicioná-lo à lista. Arquivos de configuração, como .CONFIG, ou páginas de script dinâmicas, como .ASP ou .ASPX, não devem ser baixadas diretamente e devem ser sempre processadas por meio de um manipulador. Outros arquivos, como arquivos de banco de dados ou aqueles usados para armazenar configuração, como .XML ou .MDF, às vezes são usados para armazenar informações de configuração. Determine se os clientes podem baixar esses tipos de arquivo, antes de habilitá-los.
    Crie uma regra de rastreamento para controlar as solicitações com falha desse código de status HTTP. Para obter mais informações sobre como criar uma regra de rastreamento para solicitações com falha, clique aqui.
    Mais Informações… Este erro ocorre quando a extensão de arquivo da URL solicitada é de um tipo de MIME que não está configurado no servidor. Você pode adicionar um tipo de MIME para a extensão de arquivos que não são páginas de script dinâmicas, banco de dados ou arquivos de configuração. Processe esses tipos de arquivo usando um manipulador. Você não deve permitir downloads diretos de páginas de script dinâmicas, bancos de dados ou arquivos de configuração.

    ——————————————————————————–
    Informações de Versão do Servidor: Internet Information Services 7.0.

    //—————————————————————————–

    Como eu poderia resolver essa situação.?
    OBS : Acho que o pessoal que está conseguindo fazer o PHP rodar no vista é para a versar 32bits.
    Preciso usar urgente e não consigo rodar o PHP no IIS7 .. to vendo q minha solução é voltar a usar o WINDOWS XP PRO

    Seu puder me ajudar eu agradeço de coração.
    Grande abraço.

    Reply
  5. Gustavo

    @Mareio: Olá, eu usei o Vista Ultimate. Não vejo porque de não estar funcionando. O IIS7 é realmente chato de configurar ainda mais com o tipo de proteção de pastas que o Vista usa, é realmente muio chato. Tive problemas também para instalar ASP normal no Vista. Se você pode voltar ao XP recomendo, ou então tem que ver onde está errando na sua instalação do PHP, reveja tudo, inclusive as permissões de pastas.

    Infelizmente o Vista só traz dor de cabeça.

    Reply
  6. Marcio

    Obrigado pela resposta… eu sempre usei o XP… eu gosto muito de usar o XP.. mas como o vista é uma versão inovada.. eu estava querendo migrar e me adaptar .. gostei do vista ultimate tb.. mas logo de kra vi que não é tão simples instalar ferramentas no vista.. acho que não está preparado totalmente pra servir o usuário… vou instalar mesmo o XP pq não posso ficar perdendo tempo com isso.
    Muito obrigado… se vc souber de alguém que conseguiu instalar o PHP no vista ultimate 64bits.. vc me da um alô.. eu até pagaria pra fazer isso.. e para aprender tb.
    Grande abraço.
    Marcio.

    Reply
  7. Eduardo

    Valeu! perdi o dia tentando resolver o problema e a sua dica matou na hora!

    abraco

    Reply
  8. Fabio

    Muito obrigado meu amigo.
    Funcionou perfeitamente.
    Nunca conseguiria sozinho
    Parabens!!!

    Reply
  9. Douglas S

    Tai, na primeira vez que eu instalei deu tudo certo, rodou filézinho e nunca deus problemas, até depois de atualizar para o SP1, mas tive de formatar a máquina a uns dias atrás, e agora não instala.

    Dentro das causas mais prováveis aparece isso:

    A solicitação correspondeu a um mapa mime curinga e foi mapeada para o manipulador de arquivo estático. Se houver condições prévias diferentes, a solicitação será mapeada para outro manipulador.

    Alguma dica? antes e agora estou usando o Vista Ultimate 64 bits.

    Agradeço se puderem me ajudar.

    Abraços DC…

    Reply
  10. Juliana

    Oi. Estou há uns 3 dias tentando fazer esse iis funcionar no vista!!!
    Achei que iria resolver, mas quando coloco ok aparece a mensagem Deseja permitir esta extensão ISAPI?… quando clico sim ou não a resposta: O módulo especificado necessário para este manipulador nao consta na lista de módulos. Se você estiver adicionando um mapeamento de mapa de script, IsapiModule ou CgiModule deverá estar na lista de módulos.
    E agora? Já entrei na lista de módulos, mas não sei o que fazer…
    Agradeço a ajuda antecipadamente.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *