O Songbird é o “Firefox” dos tocadores e organizador de músicas mp3. Com suporte ao iPod e outros players, listas inteligentes (assim como o iTunes) e diversos plugins, o Songbird ainda funciona no Windows, Mac e Linux.

songbird

Eu uso o iTunes pois tenho um iPod Nano e estou acostumado com a sua interface e listas inteligentes, porém acho muito chata a tal “Apple Store” e também o modo fechado que você não pode copiar as músicas do iPod para o computador.

O Songbird tem a vantagem de ser aberto e os desenvolvedores ao redor do mundo poderem criar extensões e plugins que o melhorem, desta forma a possibilidade de existir um que atenda a sua necessidade é grande.

O Songbird tem suporte nativo ao format Ogg (que é melhor que mp3), LastFMe Rádio Shoutcast. Ainda não copia CD de música mas isso deve ser implementado em breve.

A nova interface da versão mais recente lembra muito o iTunes com seu aço escovado e também o painel duplo com listas de reprodução na esquerda e músicas na direita.

Não sei para Mac ou Windows, mas para usuários Linux é na minha opinião um dos melhores players que existem por aí. Qual o player que você usa? Compartilhe aqui sua opinião.

Baixe o Songbird (Mac / Linux / Windows).