No artigo anterior (Como construir um rig de mineração – Hardware) eu falei de como você pode montar um rig de mineração de moedas digitais, cryptocurrency, altcoins, similares ao bitcoin, tais como Ethereum, Zcash, Monero, Pascal, etc.

Atualização 2021: Veja como usar bots de negociação para compra e venda de criptomoedas

Leia também: Meu passo-a-passo para Comprar Bitcoins de forma segura

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura

Falei também do hardware necessário e dos sistemas operacionais que você pode usar.

O hardware basicamente é um computador com placas gráficas poderosas, as AMD Radeon por exemplo, que conseguem fazer milhares de cálculos matemáticos por segundo, necessários para a mineração destas moedas digitais.

No hardware que listei no artigo anterior, cito as placas gráficas AMD Radeon como as que têm o melhor desempenho em relação ao custo de energia.

As AMD Radeon RX470/570 conseguem um hashrate entre 23-26Mh/s e as RX480/580 entre 27-30Mh/s

De fábrica as placas precisam ter suas BIOS alteradas para atingir a melhor performance. Isso é assunto para outro artigo que devo fazer a seguir, mas estas alterações aumentam o hashrate e também diminuiem o consumo de energia, o que é importantíssimo.

Com esse valor aproximado de hashrate em mãos, o consumo de eletricidade do rig e também do custo da energia, você pode saber o quanto vai faturar por mês. Existem bons sites que calculam a rentabilidade levando em conta os custos de eletricidade.

What to Mine

MyCryptoBuddy –
Ethereum Calculator
(outras moedas também)

O segundo site (MyCryptoBuddy) leva em conta o aumento de dificuldade da rede que implica em menos ganhos a cada dia que passa. Isso é importante para ter uma visão real do que você pode ganhar. O cálculo da dificuldade é estimado mas é importante e mais realista colocar esta diminuição dos ganhos na hora de fazer as contas.

Imagine que você tenha 6 placas AMD Radeon rx480 fazendo 28Mh/s cada. Logo temos 6×28=168Mh/s e é esse valor que deve colocar nas calculadoras de rentabilidade dos sites que citei acima.

Custos de Eletricidade do Rig

Para os custos de eletricidade, um rig com 6 placas AMD Radeon rx470 utiliza mais ou menos 950w de potência. Existem calculadoras de custos de energia para aparelhos eletrodomésticos que podem ajudar a calcular o custo total mensal do seu rig. A Light, fornecedora de energia do Rio de Janeiro tem um simulador.

Simulador de consumo de energia da Light

Utilizando o simulador da Light, coloquei um computador com consumo de 950w ligado por 24h/30 dias por mês. O total de consumo sera de 684kWh/mês. O custo do kilowatt/hora deve ser obtido levando em consideração o Estado do Brasil onde mora.

Na imagem acima utilizei os 168Mh/s, os 950 watts e também um preço de KW/h que peguei do site da AES Eletropaulo de R$ 0,23887 convertidos em dólar a 3,30 dão 0,0724.

O lucro calculado, você pode clicar aqui e ver, dá em torno de 400 dólares/mês. Um valor muito bom que nos mostra o porque existe tanta gente correndo atrás de mineração de crypto moedas.

Aumento de Dificuldade na Rede do Ethereum

Agora vamos ver os ganhos nos meses seguintes levando em conta o aumento de dificuldade da rede do Ethereum. Esse aumento de dificuldade é uma previsão com base no passado e pode estar errado, mesmo assim é ainda mais certo do que calcular uma previsão de ganhos sem a dificuldade.

Veja que os ganhos não são lineares e vão diminuindo, e muito!

Esse aumento da dificuldade da rede é pouco falado nos muitos vídeos que você verá na internet sobre mineração. As pessoas pensam que vão ficar ricas para sempre, basta montar vários rigs e ficar no sofá. Só que não é assim!

Por isso todo cuidado é pouco ao fazer seu investimento.

Conclusões Sobre Ganhos e Custos ao Minerar

Vimos aqui dois importante fatores a serem levados em conta para quem vai minerar. Custo da eletricidade e a dificuldade da rede.

Veja Como Montar Seu Rig de Mineração de Ethereum, Zencash, Monero, Pascal.

A dificuldade da rede é algo presente em todas moedas digitais e deve ser levada em conta na hora de investir no seu rig.

Além disso, vejam como é importante o custo de eletricidade ser colocado no cálculo de rentabilidade do rig. Num país como o nosso, com imensas reservas de água e petróleo, temos uma eletricidade caríssima, devido muito aos impostos que nossos governantes nos impõem. Depois vem com aquela conversa do petróleo é nosso. Na verdade o custo todo dessa ingerência e ineficiência é empurrado para a população enquanto os políticos vivem ricos.

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura