No artigo anterior (Como construir um rig de minera̤̣o РHardware) eu falei de como voc̻ pode montar um rig de minera̤̣o de moedas digitais, cryptocurrency, altcoins, similares ao bitcoin, tais como Ethereum, Zcash, Monero, Pascal, etc.

Atualização 2021: Veja como usar bots de negociação para compra e venda de criptomoedas

Leia também: Meu passo-a-passo para Comprar Bitcoins de forma segura

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura

Falei também do hardware necessário e dos sistemas operacionais que você pode usar.

O hardware basicamente é um computador com placas gráficas poderosas, as AMD Radeon por exemplo, que conseguem fazer milhares de cálculos matemáticos por segundo, necessários para a mineração destas moedas digitais.

No hardware que listei no artigo anterior, cito as placas gráficas AMD Radeon como as que têm o melhor desempenho em relação ao custo de energia.

As AMD Radeon RX470/570 conseguem um hashrate entre 23-26Mh/s e as RX480/580 entre 27-30Mh/s

De fábrica as placas precisam ter suas BIOS alteradas para atingir a melhor performance. Isso é assunto para outro artigo que devo fazer a seguir, mas estas alterações aumentam o hashrate e também diminuiem o consumo de energia, o que é importantíssimo.

Com esse valor aproximado de hashrate em mãos, o consumo de eletricidade do rig e também do custo da energia, você pode saber o quanto vai faturar por mês. Existem bons sites que calculam a rentabilidade levando em conta os custos de eletricidade.

What to Mine

MyCryptoBuddy –
Ethereum Calculator
(outras moedas também)

O segundo site (MyCryptoBuddy) leva em conta o aumento de dificuldade da rede que implica em menos ganhos a cada dia que passa. Isso é importante para ter uma visão real do que você pode ganhar. O cálculo da dificuldade é estimado mas é importante e mais realista colocar esta diminuição dos ganhos na hora de fazer as contas.

Imagine que você tenha 6 placas AMD Radeon rx480 fazendo 28Mh/s cada. Logo temos 6×28=168Mh/s e é esse valor que deve colocar nas calculadoras de rentabilidade dos sites que citei acima.

Custos de Eletricidade do Rig

Para os custos de eletricidade, um rig com 6 placas AMD Radeon rx470 utiliza mais ou menos 950w de potência. Existem calculadoras de custos de energia para aparelhos eletrodomésticos que podem ajudar a calcular o custo total mensal do seu rig. A Light, fornecedora de energia do Rio de Janeiro tem um simulador.

Simulador de consumo de energia da Light

Utilizando o simulador da Light, coloquei um computador com consumo de 950w ligado por 24h/30 dias por mês. O total de consumo sera de 684kWh/mês. O custo do kilowatt/hora deve ser obtido levando em consideração o Estado do Brasil onde mora.

Na imagem acima utilizei os 168Mh/s, os 950 watts e também um preço de KW/h que peguei do site da AES Eletropaulo de R$ 0,23887 convertidos em dólar a 3,30 dão 0,0724.

O lucro calculado, você pode clicar aqui e ver, dá em torno de 400 dólares/mês. Um valor muito bom que nos mostra o porque existe tanta gente correndo atrás de mineração de crypto moedas.

Aumento de Dificuldade na Rede do Ethereum

Agora vamos ver os ganhos nos meses seguintes levando em conta o aumento de dificuldade da rede do Ethereum. Esse aumento de dificuldade é uma previsão com base no passado e pode estar errado, mesmo assim é ainda mais certo do que calcular uma previsão de ganhos sem a dificuldade.

Veja que os ganhos não são lineares e vão diminuindo, e muito!

Esse aumento da dificuldade da rede é pouco falado nos muitos vídeos que você verá na internet sobre mineração. As pessoas pensam que vão ficar ricas para sempre, basta montar vários rigs e ficar no sofá. Só que não é assim!

Por isso todo cuidado é pouco ao fazer seu investimento.

Conclusões Sobre Ganhos e Custos ao Minerar

Vimos aqui dois importante fatores a serem levados em conta para quem vai minerar. Custo da eletricidade e a dificuldade da rede.

Veja Como Montar Seu Rig de Mineração de Ethereum, Zencash, Monero, Pascal.

A dificuldade da rede é algo presente em todas moedas digitais e deve ser levada em conta na hora de investir no seu rig.

Além disso, vejam como é importante o custo de eletricidade ser colocado no cálculo de rentabilidade do rig. Num país como o nosso, com imensas reservas de água e petróleo, temos uma eletricidade caríssima, devido muito aos impostos que nossos governantes nos impõem. Depois vem com aquela conversa do petróleo é nosso. Na verdade o custo todo dessa ingerência e ineficiência é empurrado para a população enquanto os políticos vivem ricos.

Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura