Protega Sua Privacidade Online Com Algumas Dicas

A privacidade online é um dos maiores desafios a serem enfrentados no futuro próximo para quem acessa a internet.

Os recentes escândalos de vazamento de dados promovem uma discussão de até que ponto deva haver total liberdade online.

Afinal, estas empresas tem os dados de bilhões de pessoas incluindo chefes de Estados. E esse fato representa um risco não apenas para o pobre mortal mas também para pessoas poderosas. Por isso é bom que você proteja sua privacidade online com algumas dicas básicas.

De qualquer forma o debate está ai, e ele serve de aviso para que cada vez mais pessoas se preocupem com seus dados online e vão em busca de seus diretos.

A questão está levantada e serve sempre de aprendizado até que se entenda o que seria melhor fazer para prevenir e punir casos de abusos e vazamentos.

Enquanto busca-se a melhor solução para resolver o problema da privacidade online, existem maneiras de você se proteger através de simples mudanças.

Vamos ver neste artigo algumas destas mudanças que podem ajudar você a ter sua privacidade na internet.

Aplicativos Grátis Que Não Sáo Grátis

iphone top apps

Claro que todos nós gostamos de aplicativos grátis, porém aquela frase “não existe almoço grátis” nunca fez tanto sentido. Aplicativos grátis geralmente cobram você através do uso dos seus dados e isso não é de forma alguma positivo.

Por isso, se houver algum aplicativo que você quer instalar no seu celular, nunca, mas nunca faça login através do Facebook, Google ou Twitter. Ao permitir fazer o login através de redes sociais, estes aplicativos solicitam acesso a mais coisas do que seu endereço de email (que já seria privado).

Opte sempre a opção de criar conta com um email que você não use muito, por exemplo, eu tenho uma conta de Gmail principal e uma conta de Hotmail que uso para estes logins.

Usar O Navegador Brave ou Firefox ao Invés do Chrome

brave browser

Outra fonte principal de rastreamento é o navegador que você utiliza na internet. Nunca reparou que você pesquisa um hotel no google e em breve começa a ver este hotel em anúncios em outras redes sociais? Os navegadores capturam e armazenam estas informações chamadas de “Cookies” e utilizam para saber o que você quer e precisa.

O Google Chrome captura tanta informação dos seus usuários que uma reportagem do Washington Post chamou este navegador de ferramenta de espionagem.

Existem extensões (plugins) que você instala no navegador e bloqueia o rastreamento, tal como o AdBlock Plus.

Uma opção ainda melhor é utilizar o navegador Brave, que é bem parecido com o Google Chrome, porém ele bloqueia todo o rastreamento sem ter que instalar mais nada. É bem prático e confiável já que o Brave utiliza de outros meios de monetização do usuário dando dinheiro pra quem quiser ver anúncios.

Usar o Duck Duck Go Ao Invés do Google

duck duck go

É quase impensável parar de usar o Google para fazer pesquisas mas tente usar o DuckDuckGo para ver como a competição evoluiu e consegue atender muito bem tendo respeito pela sua privacidade. Mude a ferramenta de pesquisa padrão do seu navegador para DuckDuckGo e veja como funciona bem, afinal é a pesquisa do patinho!! 🙂

Nunca Usar o Facebook Messenger

O Facebook além de usar seus dados e vazar eles na internet, o seu aplicativo de mensagens o “Facebook Messenger” não oferece segurança e privacidade.

Até bem pouco tempo atrás o Facebook Messenger não possuia, por exemplo, criptografia de ponta-a-ponta, presente no Whatsapp como no Telegram. Posteriormente, o Facebook colocou essa criptografia mas apenas para mensagens, figuras e vídeos não constariam da nova regra.

Por esses muitos motivos, o melhor é evitar utilizar o Facebook Messenger, afinal existem outros Apps melhores.

Mude Seu DNS para 1.1.1.1

Uma maneira de bloquear seu provedor de internet de saber todos os sites que você acessa é usando uma VPN.

A VPN (Virtual Private Network) oferece uma proteção para navegação na rede pública e é muito utilizada nas empresas para que colaboradores ou parceiros acessem sua rede interna.

Muita gente trabalha de casa através de uma VPN onde ela criptografa o canal deixando o utilizador dentro da rede de forma segura para ele e para a empresa.

O problema para usuários comuns é que as boas VPNs são serviços caros e por isso cria-se uma barreira de entrada para esta tecnologia.

A alternativa para o uso da VPN vem de um pequeno ajuste nas suas configurações de rede para utilizar um serviço grátis de DNS oferecido pela empresa Cloudflare.

O DNS (Domain Name Service) é o que mapeia nomes a endereços IPs. Por exemplo quando você acessa Google.com a sua rede de casa vai até o DNS e pergunta qual é o endereço IP (internet protocol) deste nome. Com a resposta do DNS é possível então navegar até o endereço.

A Cloudflare ficou conhecida oferecendo serviços de CDN e de proteção de ataques cibernéticos para sites.

O serviço de DNS é chamado de Cloudflare 1.1.1.1, e basta usar ele para na sua configuração de rede para então ter sua privacidade protegida.

Ao substituir o endereço de DNS do seu provedor de internet pelo do Cloudflare, você torna mais rápida sua navegação e ainda impede que seu provedor saiba quando e quais sites você está acessando. Claro que não é 100% escondido porém dificulta bastante o trabalho de te espionar.

Mudar seu endereço DNS não é nada complicado, basta acessar as configurações de rede e aonde está escrito DNS digitar 1.1.1.1. No seu dispositivo móvel, Android ou iPhone, baixe o app da Cloudflare chamado 1.1.1.1 que faz o trabalho para você.

Protega Sua Privacidade Online Com Algumas Dicas – Conclusões

Vimos aqui que o problema da privacidade online é real, tanto que diversos governos pelo mundo promovem políticas para melhorar a proteção de dados. Vimos também que, com simples mudanças nos aplicativos que você utiliza e também alguns hábitos que custuma ter, é possível se proteger melhor.

Uma coisa é certa, temos que estar sempre atentos pois a privacidade é talvez um dos maiores desafios da atualidade.

Tem alguma dica de como se proteger online? Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência.