Este artigo pretende mostrar como recuperar arquivo apagado com shift delete no Windows. Afinal, quem nunca apagou um arquivo sem querer? Para esses acidentes o Windows oferece uma solução na forma da lixeira, basta você ir lá e recuperar o arquivo apagado. Porém existe uma situação onde isso não funciona e você precisa de um programa para ajudar a tentar recuperar o que você apagou.

O Windows permite que você apague arquivos através da tecla “Delete” do teclado. Basta abrir o Explorer, ir na pasta que deseja apagar, selecionar os arquivos e depois apertar a tecla “Delete”.

A combinação de teclas SHIFT + DELETE faz com que os arquivos apagados não sejam colocados na lixeira, ou seja, não existe uma maneira através do Windows de recuperar esses arquivos sem algum recurso adicional.

Para onde foram os arquivos após o Delete?

Quando você apaga um arquivo na verdade é como se você apenas retirasse ele da relação de arquivos existentes. O conteúdo dele ainda fica registrado no sistema de armazenamento até que o sistema operacional necessite do espaço para incluir um novo arquivo.

Por isso a primeira coisa que você deve fazer após apagar um arquivo acidentalmente é não mexer em mais nada no seu computador pois qualquer nova gravação de arquivo, seja ela feita pelo Windows ou por você, poderá escrever dados em cima do seu arquivo apagado e perder os seus dados para sempre.

Como Recuperar Arquivo Apagado com Shift Delete no Windows?

Existem diversos programas profissionais para recuperar dados apagados. Estes programas geralmente são usados até pela Polícia em investigações forenses pois permitem recuperação total ou parcial dos dados.

Um programa grátis que você pode ter no seu computador já instalado para ajudar nestes acidentes chama-se Recuva. O Recuva tem recursos interessantes para um programa grátis:

  • Restauração de fotos, músicas, documentos, vídeos, emails ou qualquer outro arquivo que tenha perdido, seja do disco principal do seu computador ou até de cartões de memória, discos externos e pen drives.
  • Recuperação de arquivos de sistemas de armazenamentos danificados.
  • Função de “Deep Scan” (Busca profunda) que promete uma análise complexa para recuperação de dados de arquivos apagados.
  • Remoção de dados de forma segura. O Recuva permite que você apague seus dados de forma segura, onde ninguém mais poderá acessa-los posteriormente.

A dica é, se você não apagou nenhum arquivo acidentalmente ainda, instale o Recuva no seu computador pois ele pode salvar sua vida nestes casos.

Se você está em busca de uma solução para o problema que já aconteceu, então recomendo que você retire o disco de armazenamento do computador e use ele em outro computador com o Recuva já instalado. Isso porque a simples instalação do Recuva pode apagar os dados que você quer recuperar.

O Recuva é um programa oferecido gratuitamente pelos mesmos desenvolvedores do Ccleaner.

Baixar Recuva Grátis

Você já passou pela situação de perder todos os seus arquivos e depois conseguir recuperar?