Existem várias opções online pra quem não quer gastar um dinheiro com aplicativos para desenvolver diagramas do tipo Visio. E estes programas geralmente custam bastante, é bom ter uma alternativa caso você precise de uma hora para outra. A maioria ainda não abre arquivos do Visio mas deixa você criar os diagramas, publica-los e compartilhar, além de poder salvá-los na internet ou no seu computador.

Diagrama Tipo Visio Best4C

Best4C

 Best4Cuserfiles 20070820 655 1187602858187 Small

O Best4C é uma boa alternativa, ele deixa você exportar os diagramas em PNG e PDF. Porém, não deixa você abrir um um arquivo criado por ele do seu computador para a internet.

Cumulative Drawn

 Cumulatedraw Images Release0 5 2

O Cumulative Drawn abre arquivos do tipo mmd e fmd (dele próprio) portanto não dá pra carregar um Visio e editar. Ele permite salvar nos tipos MMD/FMD, Jpeg, PNG, SVG (Visio) e PDF. Portanto é o único que deixa fazer uploads do seu computador para a internet de arquivos criados por ele.

Gliffy

gliffy

Achei o Gliffy mais completo que os outros, até deixa fazer revisões e também adicionar tags, publicar para blog e compartilhar com outros usuários, mas também existe uma versão paga (Premium) dele. O Gliffy free não permite fazer upload de arquivos do seu computador (único ponto fraco) mas deixa salvar nos formatos SVG (Visio), JPEG e PNG.