Logosgpc

Nunca falei disso aqui antes, mas trabalho numa empresa, a CLConsult, com o software de controle de chamadas SGPC (Sistema de Gestão Pré-Pago Corporativo).

O SGPC é um software para controle de gestão de billing, ou tarifação para grandes empresas. O principal diferencial do SGPC é o controle por metas de ramal, isto é, cada ramal possui um limite de gastos mensal. Além disso o sistema possui uma gestão de alarmes de gastos o qual os gerentes sabem por antemão quanto irão gastar no fim do mês em telefonia. Este gerenciamento pode extender até o ponto de bloquear e desbloquear os ramais automaticamente.

O SGPC é um software leve, feito em asp simples para os relatórios gerenciais com acesso rápido e eficiente ao banco de dados Oracle. Um dos maiores problemas que encontrávamos nesta área era com o banco de dados. Escolhemos trabalhar com Oracle por ser o melhor banco de dados existente no mercado.

Na parte de tarifação um complexo programa de controle feito em C++, chamado “Bilhetador” permite o billing via porta serial, tcp/ip, tftp, cyclades e qualquer outra conexão, isso por ser apenas uma configuração de um novo plugin. Os bilhetadores ficam na rede e podem falar entre si para envio e recebimento das chamadas colhidas num pabx remoto. Isso minimiza os erros por evitar a conexão remota das filiais com banco de dados central. A conexão é feita apenas pelo bilhetador central. Várias arquiteturas são possíveis neste esquema. Por exemplo, utilizando ThinNet em Linux, podemos configurar um bilhetador remoto, não gerando custos com sistemas operacionais nas filiais e também de suporte por ser um ambiente fechado e isolado de inteferência.

O SGPC trabalha com todas centrais telefônicas do mercado (Nortel, Siemens, Ericsson, NEC, Alcatel, Cisco), e até com tarifação de VoIP no caso do Cisco Call Manager.

Outro diferencial é que a interface Web é acessada pelos usuários através de uma hierarquia de permissões. O gerente vê apenas a sua área e o usuário seu ramal. Os relatórios podem ser automatizados e enviados por E-mail.

Neste contexto de telefonia, outras contas de telefone, como celular podem ser anexadas ao SGPC através de um programa de carga de faturas. Desta forma o usuário tem acesso à uma conta única de ramal e celular por exemplo.

O SGPC também incorpora um sistema de auditoria de contas telefônicas. Ao carregar estas contas em seu banco de dados, várias analises podem ser efetuadas para testar a consistência da fatura com o cadastro, duplicidade e aferir valores de tarifas.

O SGPC já está instalado em grandes clientes no Brasil e na América Latina como AmBev, IBM, Porto Seguro, Sul America Seguros, Pfizer, TV Globo entre tantos outros.

O interessante de trabalhar com o SGPC foi o fato de termos aprendido tanto com telefonia e tarifação no Brasil e no mundo. O SGPC é uma ferramenta revolucionária na gestão do controle de gastos e redução de gastos com telefonia.

Para maiores detalhes ou dúvidas entrem em contato comigo.