Cartoons I-Have-Nothing-To-Say

Ontem estava comentando com um amigo meu sobre este blog, como estava gostando de escrever sobre assuntos que eu gosto e até sugeri a ele que escrevesse um. Não é difícil criar um blog, existem milhares na internet. Talvez seja difícil criar um original. Mesmo sem ser original, com dicas básicas da pra criar um blog que alguém irá ler ocasionalmente trazido pela pesquisa do Google. Todo mundo sabe de algum assunto melhor do que outra pessoa, temos só que colocar isso na prática, e persistir, sempre persistir. A coisa demora pra evoluir, mas pode ficar boa exponencialmente.

Resumirei aqui os 10 passos técnicos básicos para criar um blog eficiente, no meu ponto de vista.

1. Escolha o provedor para o blog. Se você não tem um domínio, pense bem em pegar um porque se o site der certo depois você vai querer ter e a migração pode dar uma dor de cabeça. Vamos lá. Se você não tem domínio escolha o Blogger ou o WordPress.com. Se você tem domínio (www.seunome.com) , instale o WordPress.org. O WordPress é um software que administra o blog e faz isso muito bem. Outras boas opções são o Tumblr e Blogger. Ambos tem recursos avançados e permitem colocar anúncios para rentabilizar seu site.

2. Depois que tiver o site instalado, você tem que configurar um tema. O tema é como seu blog ficará visualmente, cores, formatação, fontes e figuras. Se você não tem idéia de html e css, tanto o Blogger, Tumblr quanto o WordPress tem temas prontos pra você. Com o tempo você pega experiência e vai alterando o tema conforme o seu gosto.

3. Uma coisa que você tem que aprender um pouco é sobre o SEO (Search Engine Optimization). O que é isso? É assim. Toda vez que você escreve um artigo o wordpress por exemplo pode grava-lo de uma maneira que o Google, Yahoo e outros sites de pesquisa encontrem mais fácil. Estou falando do link www para o artigo escrito. Um exemplo prático: O formato do endereço do meu artigo é Criando um blog original em 10 dicas. Notem como o título virou o link da página. Isso se chama configuração de “permalinks” (links permanentes). No WordPress vá em Options – Permalinks e entre com o custom (customizado). A fórmula do meu permalink é assim: /%year%/%monthnum%/%category%/%postname%/ (ano -mês – categoria – título). Mas um formato melhor ainda (e eu aprendi depois) seria somente o ano e o nome do artigo /%year%/%postname%/

4. Instale ferramentas para colher estatísticas do blog. O que é isso?? Existem sites que sem custo algum administram relatórios de acesso ao seu blog. Quantidade de visitantes, quais páginas foram acessadas e muitas outras informações. O Google Analytics e o SiteMeter são excelentes. Você cria a conta lá e coloca um pedacinho de código no seu tema principal, geralmente a página “main” (principal em inglês). Depois que coloca esse pedaço de código no seu tema as estatísticas são coletadas e você pode ver relatórios profissionais e a partir deles decidir que rumo tomar quanto ao que escreve e o que dá certo ou não.

5. Ganhar dinheiro com o blog é uma boa idéia, mas tenha calma pois um blog vazio de conteúdo e cheio de anúncios pode criar uma má impressão nos visitantes. Eu só instalei o AdSense do Google depois de escrever 100 artigos. Talvez um pouco tarde? Talvez, mas cada um deve saber o tempo que precisa para isso. Configurar o adsense é mais complicado pois você só pode mostrar 3 anúncios na página e organizar o tamanho e posicionamento do anúncio de uma maneira que as pessoas cliquem nele é uma ciência não muito exata. Instalar o adsense é fácil, se você conseguiu instalar a ferramenta de estatísticas então é mais ou menos igual. Você tem que mexer nos arquivos do seu tema para colar o código (em javascript) do anúncio. Vai ser tentativa e erro, no fim você consegue.

6. Escolha um programa para poder escrever sem estar conectado na internet. No Mac eu uso o Ecto. No Pc existem vários muito bons. O wbloggar é grátis. Com estes programas você vai poder ter seus artigos em texto no seu computador, bom para ter uma referência quando precisar.

7. Leia outros blogs. Utilize uma ferramenta de leitura de blogs. No Mac eu uso o Vienna. No Pc você pode usar o rss reader. O Google Reader é um excelente leitor de notícias e blogs. Se você sabe inglês, existem tantos blogs que sua lista ficará enorme. Procure pelo google e verá.

8. Coloque fotos nos seus artigos. Uma imagem diz mais que mil palavras, chama atenção e pode fazer com que as pessoas passem mais tempo no seu blog somente vendo figuras. Pode parecer besteira mas é importante atrair atenção a qualquer custo, principalmente para quem está começando. Seja criativo e use suas próprias figuras não fazendo links para sites externos.

O WordPress tem muitos plugins para melhorar o blog e por isso eu acabei por optar por esse sistema. O Blogger é muito usado também por gente famosa e no fim das contas o que vai importar mesmo é o que você escreve. Escreva com regularidade e sobre assuntos que você conheça bem e lembre-se de dar um título que contenha as palavras chaves que definam seu artigo. Seja fiel a si mesmo. Escreva sobre tópicos populares para atrair tráfego mas com toques de opinião pessoal.

Portanto escrevam e escrevam. Foi assim que a internet virou o que é hoje, colaboração de pessoas anônimas que escrevem sobre um assunto que será interessante e útil para alguém.