google logo.jpg

O tema é popular e vou tomar cuidado em falar sobre isso. Melhorar a visibilidade do seu site para que o Google (ou qualquer outro sistema de buscas da internet) te encontre já é uma profissão que explora a técnica chamada SEO (Search Engine Optimization). Muita gente se diz expert em SEO, você se acha um?

Não sou um expert em SEO mas como fiz para ter uma boa posição deste blog no Google? Bom, primeiramente tive que estudar pra ver como alguns blogueiros famosos montaram seus sites. Uma coisa que tenho em mente é que, nenhuma técnica de SEO pode ser uma preocupação maior do que a de escrever bons artigos. Portanto ninguém precisa ser expert técnico bastando saber algumas regras podem ajudar bastante:

Leia também: Como avaliar seu site e obter sua classificação de SEO online grátis.

0) REGRA FUNDAMENTAL: Escrever um bom conteúdo com frequência. Não precisa escrever todo dia até porque demora uns 3 dias para seu artigo ser encontrado pelo Google.

1) O título do artigo é fundamental. O meu método é descrever o título do artigo com as palavras chave que seu público digitará para encontrar seu texto.

2) Use a estrutura de link permanente (endereço que digita no navegador) com as palavras chave do seu título. Notem no endereço de cada artigo meu. Escolhi a seguinte fórmula (baseado em blogs bem sucedidos que visitei):

(ano)/ (mês)/ (categoria)/título

3) Monte um sitemap do seu blog. O sitemap é o arquivo que contém o endereço para todas suas páginas. Isso ajuda o Google ou qualquer outro sistema de buscas a catalogar todos seus artigos. No wordpress isso pode ser feito facilmente com o plugin Google XML Sitemaps.

4) Cuide do título do seu blog. Estou falando em termos de html da tag “title”. Algo simples mas que aparece quando alguém procura no Google.

5) Use tags meta, mas não abuse. O que é isso? São palavras-chaves que ficam em cada página e descrevem seu artigo. O plugin Add-Meta-Tags do WordPress faz isso automaticamente. É instalar e relaxar.

6) Coloque o arquivo robots.txt na raiz do seu site e tenha certeza de que ele pode ser lido. Os mecanismos de busca lerão ele para saber o que devem ler no seu site. O plugin que eu citei no item 3 monta este arquivo automaticamente. Da mesma forma que você pode dizer o que pode ser lido, você pode dizer o que não pode, basta entrar com o comando “disallow” e a pasta (vejam o exemplo abaixo do conteúdo de um arquivo robots.txt válido):

User-agent: *
Disallow: /statistics/

Existem sites especializados em falar sobre esse tema extensivamente e como o meu foco é resolver problemas, e este não é mais um problema para mim, fico humildemente por aqui.

Discutir este artigo no Forum