google logo-1.jpg
Se você possui um site/blog e deseja saber como ele pode ser melhor avaliado pelo Google para que seus leitores te encontrem, não precisa de imediato contratar uma empresa especializada em SEO (search engine optimization) ou saber técnicas complicadas. Primeiramente tente através dos meios grátis que existem na internet. Você quer saber como?

Leia também: Dicas práticas para criar um blog em poucos passos.

website-grader-logo.png
O site WebsiteGrader analisa diversos fatores do seu site que podem estar impactando o seu negócio. Basta digitar o endereço da sua URL e clicar em “generate report” que o serviço dará uma nota geral, e também dicas em várias categorias do que deve ser melhorado. Você ainda pode comparar o seu site com um concorrente para ver as diferenças em termos de ranking. Este blog teve a nota de 93 isso significa que muito ainda pode ser melhorado (talvez alguns links para cá please).

Web Site Marketing SEO Tools, SEO Score - Mozilla Firefox (Build 0000000000).jpg

Outro serviço grátis, mais focado na análise da velocidade de carga da página e não de SO, mas tão útil quanto é o WebSiteOptimization. Ele não dá notas mas mostra os pontos fracos e fortes como o tamanho de cada script e imagem e o tempo que demoram para carregar. Basta digitar a URL também.