Uso o Windows Vista no trabalho e até que estou me acostumando, embora ainda tenha dificuldade para navegar nos complicados menus de opções, mas fazer o que, o Windows XP já foi abandonado pela Microsoft e o padrão será o Vista, não tem como fugir mais. Aos poucos começam a aparecer programas grátis que melhoram e muito o Windows Vista e encontrei boas opções que também melhoram sua performance.

Vamos a lista de 5 grandes programas grátis para Windows Vista:

Launchy

tela do launchy para windows

Já havia falado do Launchy anteriormente e também do seu clone Skylight, ele é uma versão do famoso e poderoso Quicksilver para Mac. O Launchy é um novo conceito para otimizar o uso do sistema operacional onde você não precisa mais usar o menu “Iniciar”. Para rodar qualquer programa basta digitar seu nome na interface do Launchy que é chamada através de um atalho do teclado. Além dos programas ele também cataloga seus documentos e favoritos. Eu uso o Quicksilver diariamente e nem sei mais como seria minha vida sem ele. É muito mais fácil e rápido de fazer o que você quer no computador.

AllSnap

O AllSnap fica ao lado do relógio do Windows e num simples atalho você alinha todas as janelas ativas, assim como programas como Winamp e Photoshop.

Vispa

vispa screen

O Vispa deixa você alterar e otimizar seu Windows Vista para ter melhor segurança, privacidade e desempenho. Nem precisa instalar, basta rodar. Ele tem opção de fazer backup das suas configurações para poder voltar em caso de você desativar algo sem querer.

Importante: Se algum anti-virus podem reportar que o Vispa é vírus ou trojan o que não é verdade.

TweakVI

tweakVI otimiza windows vista

O TweakVI foi desenvolvido especialmente para melhorar o Windows Vista, ele permite otimizar CPU e memória RAM, ativar configurações escondidas do Vista, limpar o registro, limpar o disco rígido e outras centenas de opções que podem deixar o sistema operacional muito mais personalizado.

Sizer

sizer redimensionar janela do windows para qualquer tamanho

O Sizer permite redimensionar qualquer janela do Windows para o tamanho que você quiser, extremamente útil para testar aplicações web em várias dimensões e também para fazer documentação onde você pode fazer o print-screen de várias janelas mantendo suas dimensões.