O Gmail tem talvez o melhor filtro anti-spam de todos serviços de email que conheço. Tenho amigos que mudaram do Yahoo para o Gmail só por causa disso e com a quantidade de spam enviada hoje em dia, já é um motivo mais que suficiente para justificar a troca.

Mesmo com toda sua “inteligência” para identificar falsos emails e classifica-los como spam, em algumas raras ocasiões o Gmail inclui uma mensagem de seus contatos na lista negra devido conterem no texto alguma palavra-chave da lista de spammers. Frequentemente eu dou uma olhada na pasta de spam e tenho que ir lá recuperar algumas mensagens.

Para evitar que isso aconteça basta criar um filtro no seu Gmail contendo algum dado do contato que você deseja impedir que seja classificado como spam. Pode ser o domínio ou email inteiro, por exemplo se você trabalha na nasa, pode evitar que qualquer email com o domínio nasa.gov seja classificado como spam.

1. Clique na opção criar filtro.

2. Na caixa de texto “De”, entre com seu contato. Pode ser só um pedaço como o domínio .com e clique em “próxima etapa”.

3. Clique na última opção “Nunca enviar para Spam”.

 gmail spam filter

Desta forma você protege seus emails importantes de serem classificados como Spam no Gmail.