Falando em uso do computador, muita gente não sabe o quanto pequenas ações ou manias podem atrapalhar, arruinar ou então melhorar a sua relação com essa tecnologia. Um computador não é algo que veio para trazer problemas e sim deveria servir soluções.

Muitas vezes reparo em quem usa o Windows, e que passa a maioria do tempo otimizando o sistema, removendo e limpando vírus, instalando programas que nunca vai usar e consertando problemas de compatibilidade de coisas que são dispensáveis. É engraçado que mesmo com pessoas diferentes, os hábitos ruins são os mesmos, e tornam o uso do computador uma horrível experiência para consertar problemas introduzidos por ele mesmo, tomando tempo que poderia ser aproveitado com outras coisas mais produtivas. Isso foi um dos grandes motivos que passei a usar um Mac, mas esta seria uma outra história.

Contabilizei então 3 manias horríveis no uso do computador que se contornadas podem tornar sua vida muito melhor. Aqui estão elas:

1. Instalar programas inúteis, grátis, mas que podem lhe custar caro ao trazer problemas que tomarão seu tempo para consertar o mal que podem causar

.

Pense bem antes de instalar aqueles emoticons grátis que você “acha” que pode desinstalar facilmente depois. Muitos programas podem não ter virus mas instalar barras de propagandas no seu navegador, introduzir bugs no sistema, além de copiar arquivos que você nunca mais conseguirá remover. Isso sem falar dos que têm spyware e outros malwares. Pense bem antes de instalar qualquer coisa: Faça perguntas a si mesmo: Eu preciso disso? Já tenho outro programa que faça algo similar e que talvez possa ser melhor aproveitado ao inves de me aventurar com uma nova instalação? Se for baixar alguma programa, procure fazer isso a partir de sites confiáveis como download.com, superdownloads.com.br, etc…

2. Não fazer backup dos documentos, fotos, etc

Pare para pensar agora no que você faria se o seu computador parasse de funcionar. Talvez nada pudesse ser feito em relação a máquina, mas se você tivesse seus documentos copiados num pen drive ou qualquer disco externo, você se sentiria muito mais aliviado. Existem diversos programas de backup grátis por ai, backup de drivers, além da excelente ferramenta Mozy que oferece 2GB grátis para armazenar seus arquivos. Até o iPod pode servir como disco de backup. Se você não tem backup, a melhor hora de fazer um é agora. Lembre-se disso, para não chorar depois.

3. Esquecer de tornar o computador ou suas informações seguras.

Sua rede wireless tem proteção? Você tem um anti-virus instalado e atualizado? Você usa o Firewall do Windows? A sua resposta deveria ser SIM para todas estas perguntas, e se não for, procure saber mais sobre cada item. Outro fator interessante e importantíssimo é proteger seus dados. Todas suas senhas devem ser do tipo forte, contendo pelo menos letras, números e símbolos, algo como “a12378!” por exemplo. Leia o artigo como tornar sua senha segura para internet. Se você utiliza computadores públicos em páginas e serviços como bancos que pedem sua senha deve ter ainda mais cuidado para não deixar que sua senha seja armazenada automaticamente. Lembre-se também de sempre fazer o “logout” que muitas páginas tem um botão para “encerrar” a sessão.

Conclusão

Não existe uma fórmula matemática para evitar problemas, porém se você começar a se preocupar com 3 regras de que falei, além de ter um pouco de bom senso, tenho certeza de que a sua experiência de utilização do computador será mais segura e proveitosa.

Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário e compartilhe suas idéias aqui.