The painful truth about trainers_ Are expensive running shoes a waste of money
Interessante artigo que li a respeito de equipamentos esportivos para corrida. Recentes pesquisas avançadas indicam que o todo dinheiro gasto com equipamento de corrida não melhora ou piora o desempenho dos atletas nem ajudam em caso de risco de lesão.

Todo ano 65 a 80 por cento de todos corredores sofrem lesões. Não importa se você usa um tênis caro ou não. O que mostra que eles não fazem a menor diferença.

Uma curiosidade que a tribo Tarahumara traz os melhores corredores de longa distância do mundo. São pessoas humildes que vivem normalmente em cavernas do México, e que correm usando uma toga e chinelos de couro quase descalços.

Na semana da corrida, eles não treinam nada, não aquecem ou se alongam, e depois correm permantentemente por dois dias, por mais de 300 milhas. Um deles recentemente ganhou uma famosa corrida de 100 milhas usando apenas sandálias e uma toga. E tinha 57 anos de idade.

Aparentemente o pé humano é o amortecedor mais perfeito que existe para nosso corpo.

O tênis de corrida foi inventado pela Nike nos anos setenta. Antes disso corredores como Jesse Owens nunca usaram.

Alguns mitos desvendados sobre calçados esportivos para corridas:

1. Ao contrário do que todas campanhas de marketing sugerem, nenhum fabricante de tênis esportivo inventou ainda um calçado que previna uma lesão.

2. Outra pesquisa indica que corredores utilizando calçados top de linha têm 123 porcento a mais de chance de sairem machucados dos que os que utilizam equipamento barato.

3. Nenhum tênis reduz realmente o impacto no pé.

Uma borracha de 2 centímetros não pode reduzir um impacto que pode chegar a 12 vezes seu peso.

4. Seres humanos foram desenhados para correr descalços.

Quando você corre com tênis tem uma tendência de bater no chão primeiramente com o calcanhar antes da frente do pé. Corredores descalços batem primeiro com a frente do pé, o que reduz em muito o impacto.

É claro que os que sempre correram calçados não devem agora começar a correr descalços pois já acostumaram sua musculatura ao seu jeito. Lembre-se que um todo tênis de corrida deve ser trocado após correr/andar de 500 a 1000 milhas.

Leia o artigo completo em inglês aqui.