Ubuntu Desktop Edition 0.04

O mais novo sistema operacional Ubuntu Linux já está disponível para baixar com muitas novidades interessantes.

Além dos pacotes completos de software já instalados como o OpenOffice 3.0 e Firefox 3, outras alterações no sistema operacional como novo sistema inteligente de redes WiFi e suporte a placas-modens de tecnologia celular 3G.

O Ubuntu 9.04 vem em 3 diferentes pacotes, um para servidor, para desktop e outro chamado de Netbook Remix, especialmente feito parar funcionar em mini computadores com telas pequenas e processadores Intel Atom.

kubuntu 9.04 desktop.

Existe ainda o Kubuntu 9.04 com interface gráfica otimizada chamada de KDE 4.2 invés do Gnome do Ubuntu.

Uso o Ubuntu no meu escritório e acredito que o Kubuntu seja mais adequado aos usuários acostumados com o Windows.

O que tenho a dizer sobre o Linux Ubuntu? Ele é um ótimo sistema operacional, rápido, seguro e com tudo que você pode precisar para navegar na internet, trabalhar com Office, escutar música, ligar o iPod, PSP, MP3 player e ver filmes, bem adequado para quem ainda não mal-se-acostumou com o Windows.

Usuários Windows teriam dificuldade em se adaptar mas é claro que isso não é impossível. Basta ter um pouco de boa vontade pois algumas coisas são mesmo diferentes além de não ter a variedade de programas para baixar que o Windows tem. O problema é que muita gente acha que computador é pra ficar instalando programa que baixa da interent e perde o foco da ferramenta em si. Por exemplo os Macs vêm preparados para você usar sem precisar instalar quase nada. O Ubuntu/Kubuntu é um pouco assim também.

Para quem quiser tentar ver como é, basta baixar o Ubuntu ou Kubuntu (versões desktop para usuários caseiros), gravar para um CD com o ImgBurn (grátis) ou Nero (o Nero é software pago). Reinicie o computador a partir do CD que o sistema operacional funciona sem ter que instalar nada.

Outra opção é usar uma máquina virtual grátis como o VirtualBOX para rodar o Ubuntu ou Kubuntu numa janela do seu PC.