Polar Rose logoO Polar Rose é um serviço grátis online que ajuda a organizar suas fotos. Ele não quer competir com o Flickr nem o Picasa Web Albuns, apenas oferece algo que nenhum deles faz, que é poder adicionar o reconhecimento automatico de pessoas via face.

Além de reconhecer as pessoas, você pode identifica-las através do Facebook. Parece complicado mas é bem fácil. Como funciona? O Flickr oferece um dos melhores serviços de armazenamento de fotos e imagen. Recomendo a todos carregar suas fotos lá de modo a ter um backup de fácil acesso e ilimitado por meros 24 dólares anuais. Eu mesmo tenho milhares de fotos catalogadas. Com isso você não fica sucetível a perder suas memórias quando há uma falha de disco no seu computador.

Organizar todo esse acervo é complicado, exige disciplina e tempo. O flickr oferece albuns e tags (marcadores) para identificar cada foto, porém alterar cada uma delas dá um trabalho imenso. Algo inovador que muitos programas como o iPhoto e o Picasa vem oferecendo recentemente é o reconhecimento automático de face. Reconhecendo o rosto das pessoas você pode identifica-las em todas as suas fotos, sendo mais fácil para catalogar e pesquisar posteriormente.

O que o Polar Rose oferece é mapear as pessoas que você conhece nas fotos que já estão no Flickr, ou seja, você não precisa carregar fotos novamente para o serviço. Além disso o Polar Rose usa o sistema de login do Facebook para adicionar a informação de perfil aos seus contatos.

Para começar a usar, basta ter uma conta no Flickr e também no Facebook. O Flickr oferece uma conta grátis que pode acomodar a maioria dos usuários que tiram fotos regularmente.

Depois que autorizar o Polar Rose a “ler” suas fotos do Flickr ele começa a identificação das pessoas. Não se preocupe pois tudo isso é feito com a maior segurança. Suas fotos que são privadas no Flickr não serão alteradas nem mostradas para ninguém.

O Polar Rose não altera as suas fotos de forma alguma.

polar rose face recognition

É até divertido fazer isso. O sistema exibe uma moldura onde identificou um rosto e clicando lá você escreve o nome da pessoa. Depois que faz isso o Polar Rose mostra uma lista de imagens que já identificou automaticamente aquela mesma pessoa.

polar rose face recognition2

Muitas vezes ele erra e por isso pede para você dizer quem não é aquela pessoa (“Are these João?” – por exemplo) marcando com um “x” as imagens erradas.

Opcionalmente a cada vez que identificar seus amigos e conhecidos o Polar Rose oferece para informa-los via Facebook que existem novas fotos. Isso pode ser interessante em alguns casos se você tirou foto de um evento ou festa que gostaria de compartilhar.

Acesse agora e teste o Polar Rose.

Se gostou deste artigo, tem alguma sugestão para compartilhar, deixe um comentário.