Traduzir Textos No Idioma Persa (Farsi) do Irã Para Português

By | junho 24, 2009

Apesar do des-governo brasileiro dizer que o Brasil não tem que tomar posição diante do que acontece no Irã, em especial nosso ignorante presidente, você pode se interessar por ter notícias do que esta acontecendo por lá após as eleições fajutas que geraram os protestos e o massacre de sua população.

O impeditivo do idioma Persa já não é um problema pois é possível traduzir textos e páginas web automaticamente para português via Google Translate.

Leia o blog do Youtube para ter notícias e vídeos do Irã.

Essa foi a maneira que o Google encontrou para poder ajudar o mundo a acompanhar o que está acontecendo no Irã que tenta por todas maneiras bloquear sem sucesso a comunicação entre o país e a comunidade internacional.

A novidade ainda nem foi anunciada na página de tradução (mas está no blog do google) pois o persa não está na lista dos idiomas suportados.

google translate persian portuguese

Então para poder fazer a tradução basta acessar o Google Translate, deixar o seletor de origem em “Detectar Idioma” e selecionar o português como destino. É claro que a tradução não fica 100% perfeita mas funciona aceitavelmente bem.

Outra opção é usar o bookmarklet que arrastado para a barra do Firefox, traduz textos selecionados do Persa para Inglês.

Se você quiser testar, acesse algumas páginas do Irã através do Iran Web List.

Para traduzir do Inglês para Persa você pode usar este bookmarklet (leitores do via feed devem visitar a página para funcionar). Arraste o link bookmarklet para a barra de botões do Firefox para criar um atalho que traduz o texto selecionado para persa.

2 thoughts on “Traduzir Textos No Idioma Persa (Farsi) do Irã Para Português

  1. Marister

    Tenho um amigo Iraniano e tentei usar a dica detectar idioma porém não funcinou,nenhuma palavra foi traduzida.Gostaria muito de obter uma ferramenta que funcionasse.
    Particularmente uso bastante o tradutor google para conversar em muitos idiomas,acho super interessante,mas estou com esta dificuldade.
    i

    Reply
  2. samile

    no samile i don,t come so far to brazil,i like to see brazil,i live in iran,i speak prsian&english,do u come to iran ever been dear???
    naw consigo traduzir isto traduzan pra mim????

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *