O disco interno do seu computador que armazena todos os seus arquivos precisa de vez em quando de uma manutenção e nada melhor do que saber quais programas e ferramentas usar para fazer isso. Uma das principais tarefas de manutenção é a desfragmentação do disco, coisa que a Apple fala que o OS X não precisa na maioria dos casos, mas para quem usa o Windows é obrigatório devido ao fato de que a Microsoft ignore o problema.

Dica: Todo disco rígido deve ficar 10% vazio para que o acesso aos arquivos fique mais rápido e uma desfragmentação faça algum efeito.

Os programas a seguir podem ser baixados gratuitamente com excessão do iDefrag para Mac.

1. UltimateDefrag (Windows)

O UltimateDefrag é uma excelente ferramenta para otimizar seu disco, funciona rápido e consegue desfragmentar arquivos específicos do sistema operacional como a área de trabalho do Windows e de boot.

2. Piriform Defraggler (Windows)

defraggler for windows

O Defraggler foi desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner e Recuva. A grande vantagem é poder desfragmentar arquivos escolhidos por você.

3. MyDefrag v4.0

mydefrag windows

O MyDefrag desfragmenta e otimiza seu disco rígidos e externos via USB, e funciona nos sistemas operacionais Windows 2000, 2003, XP, Vista, 2008 e X64.

4. UltraDefrag (Windows)

UltraDefrag Overview windows

O UltraDefrag é um projeto no SourceForge (com código fonte aberto) e que funciona no Windows 7. É claro que funciona também nos demais Windows NT4.0/ 2000/ 2003/ XP/ Vista/ Server2008.

5. iDefrag (Mac)

 Coriolis - iDefrag

O Mac OS X é realmente eficiente e consegue desfragmentar arquivos automaticamente, mas em casos realmentes excepcionais talvez você possa precisar e no caso seu programa é o iDefrag, que tem o custo de 20 libras. Caso você precise de mais informações, segue uma explicação detalhada sobre framentação em volumes HFS.

Conclusões sobre Desfragmentação

Escrevi aqui sobre 5 programas que eu conheço para desfragmentar discos no Windows e Mac, vimos que o sistema de arquivos do Windows, o NTFS precisa necessáriamente de desfragmentação enquanto o Mac OS X HFS+ faz o processo sozinho. Mais uma vantagem do Mac.

Qual o melhor programa na sua opinião? Deixe um comentário!