Windows 7 boxO Windows 7 chegou de vez e os amantes do Windows XP podem agora descansar em paz fazendo sua atualização. Leia o artigo sobre dúvidas de atualização do Windows XP para o 7.

Mesmo que tenham que reinstalar todos seus aplicativos, o Windows 7 traz benefícios em termos de facilidade de uso, rapidez e segurança.

Que tal uma lista com 10 programas grátis para tornar seu Windows 7 ainda melhor?

1. Microsoft Security Essentials

microsoft security essentials

O Windows 7 não tem nenhuma proteção padrão contra Malware, por isso a Microsoft disponibilizou seu próprio anti-virus grátis, o Microsoft Security Essentials.

2. Google Picasa

Para gerenciar suas fotos, corrigi-las e compartilhar no Facebook, Blogspot ou Picasa Web Albuns, o Picasa é o melhor programa. Ainda tem reconhecimento de face para identificar pessoas e agilizar a sua organização.

3. Windows Easy Transfer

O Windows Easy Transfer ajuda na migração dos dados do Windows XP ou Vista para o 7. É gratis.

4. Ninite

Se você usa o Windows XP e está passando para o Windows 7, precisa reinstalar todos seus programas pois o Windows 7 faz uma nova instalação sem atualizar. O programa Ninite permite agilizar o processo de reinstalar seus programas grátis favoritos.

Basta escolher os programas de uma lista que ele baixa e instala.

5. Ultimate Windows Tweaker v2

windows tweaker v2

Para customizar o Windows este programa oferece diversas opções extras de interface, rede, configurações do sistema e segurança. O Ultimate Windows Tweaker v2 é grátis.

6. WinRAR

O WinRAR é a opção número 1 de compactação e descompactação de arquivos. Uma boa alternativa é o WinZip 14 mas que a versão shareware custa $30 dólares.

7. EnhanceMySe7en Free

O Windows 7 é mais fácil de usar que o XP ou Vista porém algumas tarefas de gerenciamento do sistema operacional podem ser mais complicadas. O EnhanceMySe7en é um programa que ajuda a otimizar o sistema do Windows 7, monitora a performance dos discos inclusive de temperatura, fazendo a faxina diária de forma mais fácil.

8. Windows 7 Upgrade Advisor

Antes de atualizar o Windows XP para o 7, baixe o Upgrade Advisor para verificar se o hardware do seu PC é compatível com os drivers do Windows 7. Muitas impressoras antigas e outros periféricos podem ter problemas sério de compatibilidade por isso não custa nada checar.

9. Taskbar Meters

taskbar meters windows 7

Este pequeno programa permite colocar os indicadores de utilização de CPU e memória diretamente na barra do Windows 7.

10. WinFox

winfox windows 7 firefox

Nem coloquei o navegador Firefox na lista dos programas obrigatórios mas nem é preciso dizer isso. Para adaptar melhor o Firefox com o Windows 7, o WinFox coloca um menu inteligente na barra de programas para você ter rápido acesso.