Para quem usa o Windows e quer sentir-se mais protegido contra pragas virtuais, uma maneira fácil e barata é ter um programa portátil de antivírus, que não precisa de instalação, gravado no pen drive para qualquer emergência.

O SUPERAntiSpyware detecta e remove mais de 1.000.000 (um milhão) de tipos de vírus, é grátis e pode ser usado sem precisar de qualquer instalação no seu computador. Ou seja, ele não vai gravar arquivos no seu computador, colocar mais um ítem no Menu Iniciar ou Arquivos de Programas e não precisa ser desinstalado.

superantispyware free

Para usar o SUPERAntiSpyware você nem precisa estar conectado a internet pois seu executável contém as últimas atualizações embutidas.

Baixe o SUPERAntiSpyware e grave para um pen drive, disco USB ou CD para usar nos computadores infectados ou que você queira inspecionar.

Quando a janela do programa abrir você tem opção de verificar seu computador, agendar uma verificação, checar por atualizações e gerenciar quarentena de arquivos. Clique em “Scan your computer” para escolher o local de pesquisa de vírus, discos, pastas, etc…

Obs: Quando você baixa o programa, o scanner é salvo com um nome aleatório para que os vírus mais inteligentes não consigam detecta-lo.

Para uma solução preventiva e mais completa, veja o antivírus grátis Microsoft Security Essentials.