Como começar o ano de 2010 com o pé direito? Em termos de tecnologia, uma boa medida é proteger seu patrimônio, seu notebook, seus documentos do Word e até suas fotos digitais.

Seu computador está seguro? O que aconteceria se alguém roubasse seu notebook agora, ou apagasse todos os dados do seu computador?

O que você pode fazer para proteger seus dados no caso de falha de software (virus), hardware (hd) ou até em caso de roubo. Siga lendo este artigo para cinco dicas básicas de segurança.

1. Backup dos Dados

A melhor maneira de estar seguro e tranquilo em relação aos seus dados do computador como documentos, fotos, vídeos e músicas é fazer um backup. Uma forma simples é através de backups automaticos online como o serviço do Mozy (Windows ou Mac), grátis até 2GB. Ele fica quieto no seu computador, faz backup incremental dos dados, somente da diferença. Pode demorar porque o servidor fica na internet porém é o método mais prático que encontrei para documentos menores. No caso de arquivos grandes, o jeito é um disco externo, ou gravação em DVD (ainda mais seguro). O programa Fabs Backup é gratis e funciona no Windows Vista ou 7. Outra opção boa para discos externos USB é sincronização de pastas que pode ser feita através do Microsoft Synctoy. Para o Mac OS X os usuários têm a opção do MobileMe $99/ano além do Mozy, ou então sincronizar os arquivos com discos externos com o programa SyncTwoFolders.

2. Atualizações Automáticas.

windows7update

Nada melhor do que manter o sistema operacional com todas as atualizações de segurança, service packs que a Microsoft ou a Apple disponibilizam. Desta forma você garante proteção extra contra os vírus ou bugs mais recentes. Se você não puder atualizar seu computador, estas empresas não oferecerão a garantia de forma correta.

3. Firewall.

Um firewall oferece proteção na sua rede, bloqueando de ataques de hackers na internet ou em outros computadores na sua intranet. O Windows 7 oferece um firewall grátis bem mais completo que o Vista. Agora você pode definir quais programas podem funcionar dependendo do perfil de rede escolhido. O Mac OS X não fica muito atrás e o Snow Leopard oferece um firewall embutido nas configurações de segurança.

Se você usa Windows XP e precisa de uma outra solução de firewall, o Comodo Firewall Pro é grátis e eu recomendo.

4. Anti-Vírus.

Acredito que nenhum usuário Windows possa utilizar seu computador sem um anti-vírus atualizado. A Microsoft já oferece o seu anti-virus chamado de Security Essentials que você pode baixar grátis. Para uma proteção independente mais profissional eu recomendo o Kaspersky.

No meu Mac eu nunca usei anti-vírus pois a preocupação é bem menor (eu nunca tive problemas), mas caso você precise existe o Norton que deve ser o melhor no mercado, no entanto ele não é grátis (custa $29,99 dólares).

5. Protegendo Computador de Roubo.

Para início de conversa a proteção básica para qualquer pessoa é através de senha, ou seja, coloque um protetor de tela que peça o login e senha quando voltar a utilizar o computador. Desta forma nenhum curioso vai poder acessar seus dados caso roube o computador. Se alguém roubar você vai ter que usar uma outra conta para acessar os dados, por isso eu recomendo sempre ativar a conta de convidado para que ela seja utilizada nestes casos. Desta forma o ladrão não precisa formatar o computador e se você possui algum software de localização de notebook, ele será ativado quando acessar a internet.

Estes programas de localização de notebook funcionam bem, escrevi um artigo sobre recuperar notebooks roubados, recomendo a leitura.

Além disso, existem também no mercado diversos produtos, chaves de hardware para notebooks que você pode comprar facilmente tais como da linha Kensington.

Conclusões

Espero que o artigo sirva para você iniciar um 2010 bem mais seguro, tomando qualquer medida destas que citei. É chato ter que falar sempre das mesmas coisas tal como usar um anti-vírus e fazer backup mas acredito que muita gente ainda não faz isso, e depois vem se lamentar quando perde seus dados.

A melhor hora para começar é agora.

Boa sorte!