Você sabe onde está seu disco de instalação do Windows 7?

Se sabe, pode ao menos usa-lo caso precise reiniciar o seu computador no caso de alguma falha de inicialização do Windows 7, ou seja uma emergência.

Eu recomendo ainda que você tenha seu disco DVD original bem guardado, que você crie um disco de emergência de boot do Windows 7 para que quando necessário possa restaurar o sistema, verificar erros e contar com outras ferramentas da Microsoft para diagnosticar falhas no seu computador.

Um disco de emergência do Windows 7 permite que você inicie seu computador no modo ambiente de recuperação do Windows, ou Windows Recovery Environment (WinRE).

Para criar este disco de emergência, basta digitar recdisc.exe no menu iniciar, ou então vá em Painel de Controle, Sistema e Segurança -> Backup e Restauração.

 Windows 7 disco de reparacao do sistema

Tenha um disco de CD/DVD vazio para poder criar o sistema de recuperação.

Quando você iniciar seu computador com seu disco, você verá um menu contendo as ferramentas e opções disponíveis tais como: Recuperação de inicialização, Restauração do sistema, Restauração de Imagem do Sistema, Diagnóstico da Memória do Windows e prompt de comando DOS.

system recovery options

O disco de emergência do Windows 7 não permite que você reinstale todo sistema operacional, para isso é necessário o DVD original da Microsoft (ou a sua cópia de segurança), porém é uma excelente ferramenta para ter guardada em caso de necessidade eventual. Recomendo.