Gosto de usar o iTunes para gerenciar minhas músicas, sei que talvez ele não seja o melhor, mas a integração com o iPod e iPhone não deixa nenhuma alternativa. É o mais prático pra tornar minha vida mais fácil.

Minha coleção de músicas do iTunes chega hoje a mais de 50GB e ja passou entre alguns Macs que tive e tenho conseguido, ainda bem, manter a sua integridade.

Um problema que encontrei recentemente foi descobrir que existiam arquivos mp3 de músicas que estavam na pasta do iTunes mas não estavam na sua coleção. Descobri um album, mas fiquei curioso se não existiam outros na mesma situação.

Pesquisando na internet encontrei uma ferramenta para Mac chamada iTunes Library Check que faz uma relação cruzada do que está na pasta do iTunes e não está no arquivo xml da sua biblioteca. Note que é necessário que a pasta das músicas seja o padrão do iTunes, no Mac é “~/Music/iTunes/”.

iTunes Library Check

Usando esta ferramenta descobri mais de 4GB de músicas que o iTunes não estava relacionando. Depois tive que ir em cada pasta dos albúns para adicionar os arquivos ao iTunes, deu um trabalhinho mas que sem ajuda seria ainda bem pior…

Fiquei só pensando como faria se não fosse um Mac com o OS X.

Alguém conhece uma ferramenta que faz algo semelhante no Windows?