O WordPress é o gerenciador de conteúdo que uso neste site, e é utilizado na maioria dos sites e blogs na internet. Devido ao fato de ser facilmente customizável, código fonte aberta e ter milhares de plugins desenvolvidos por usuários, ele é muito popular.

Veja como resolver problemas de uso de CPU no WordPress

Na versão 2.9 do Wordpres, uma novidade pouco documentada foi introduzida, que é a inclusão da função de thumbnails dos artigos. Explicando melhor, cada artigo pode ter uma imagem que o represente, e desta forma o seu site pode ficar ainda mais bonito mostrando os títulos dos artigos ao lado desta imagem. Algo assim:

Wordpress Com Thumbnail

Estudei bastante como utilizar este recurso nos temas do WordPress e apesar de ainda achar que falta bastante coisa para se tornar algo fácil. Mas com este tutorial, acho que já da pra usar seu tema com thumbnails.

Usando WordPress 2.9 Com Thumbnails

O que você precisa?

1. Instalar ou atualizar para o WordPress 2.9 ou superior.

2. Ativar o seu tema para usar thumbnails, isso pode ser feito alterando o arquivo functions.php para incluir o seguinte comando:

add_theme_support('post-thumbnails');

3. Dentro do seu tema, no Loop, colocar a chamada para apresentar a imagem de thumbnail:

Não vou entrar nos detalhes do tamanho e outros recursos, mas sim como ativar e usar thumbnails sem dar muito trabalho.

Realizando apenas os passos acima, quando você edita um novo artigo no wordpress verá o novo recurso de Thumbnail ao lado direito da tela de edição:

wordpress post thumbnail remove

Clicando no botão de adicionar thumbnail você pode carregar uma imagem do seu computador ou da biblioteca de midia do WordPress.

Poderia encerrar o artigo aqui, mas eu me deparei com os seguintes problemas:

1. Os meus artigos anteriores não teriam um thumbnail associado.

2. Os novos artigos só poderiam ter um thumbnail associado, se fossem editados dentro da interface do WordPress. Como eu uso o Ecto para escrever artigos no meu Mac, teria toda vez que publicasse, ir no WordPress adicionar um thumbnail.

Workflow Com Thumbnails no WordPress

Para ter meu workflow, ou fluxo de trabalho de publicação inalterado, eu utilizei três plugins que completam o processo de incorporar os Thumbnails no WordPress.

1. Generate Post Thumbnails. Este plugin processa todos seus artigos associando a primeira imagem para ser seu thumbnail. Desta forma você passa a ter todos artigos compatíveis com a nova função do WordPress 2.9.

2. Regenerate Thumbnails. Este plugin recria os thumbnails com as especificações que você pode alterar em WordPress Dashboard -> Settings -> Media. É muito útil se você alterou seu tema e precisa de novos tamanhos.

3. Auto Post Thumbnail. Este plugin cria o Thumbnail automaticamente a cada nova publicação, não importa se dentro do WordPress ou através de um programa externo como o Ecto ou Windows Live Writer.

Conclusão Sobre WordPress Com Thumbnails

O novo recurso de Thumbnails é interessante, mas ao meu ver falta funções obrigatórias, e só dá pra ser colocado no seu tema, pelo menos no meu, incluindo plugins. Como eles desenvolvem um recurso que só serviria para novos artigos? Mas graças a popularidade do WordPress, desenvolvedores trabalharam para facilitar nossas vidas.

Mais Artigos WordPress

Prevenção de ataques de Hackers no WordPress

Consumo de CPU no WordPress

Plugins Obrigatórios do WordPress